Comentário semanal de cacau – 03/07/2025

No data was found

Cacau avança após diminuição da estimativa para a oferta de cacau na Costa do Marfim

Entre os dias 20 e 27 de junho, os contratos futuros de cacau apresentaram expressiva valorização nos mercados internacionais. Em Nova Iorque, o contrato mais líquido, com vencimento em setembro de 2025, registrou alta de 9,2%, encerrando o período cotado em 8.921 USD/tonelada. Em Londres, o contrato de mesmo vencimento avançou 7,1%, negociado ao redor de 6.017 GBP/tonelada.

No período, prevaleceu uma percepção de riscos mais elevada, especialmente em meio às projeções mais pessimistas para a safra 2024/25 nos dois principais países produtores do Oeste Africano, Gana e Costa do Marfim. Apesar do início relativamente otimista para a produção, a oferta nos dois países se desacelerou significativamente desde o início do ano, o que deve resultar em uma oferta abaixo do esperado na região e um balanço global mais apertado.

Dentre os motivos, destacam-se limitações estruturais persistentes, a doença CSSVD, além de condições climáticas adversas que impactaram negativamente o desenvolvimento sobretudo de suas safras intermediárias.

No mesmo intervalo, o índice de commodities CRB recuou 4%, ao passo que o Dollar Index (DXY) registrou baixa de 1,3%. A dinâmica desses indicadores ao longo da semana sugere influência limitada do cenário externo sobre as cotações de cacau, sobretudo diante do recuo das commodities, contrário do que foi observado pelo cacau no período. 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram