Proposta de adiamento da EUDR pela União Europeia gera forte desvalorização nas cotações de cacau
Na última semana, entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro, os futuros de cacau recuaram em todos os contratos negociados em bolsa. Em Nova Iorque, o contrato mais ativo (dezembro/24) registrou desvalorização de 14,6%, fechando a semana a 7.069 USD/ton. Em Londres, o mesmo contrato encerrou a semana com recuo de 7,7%, aos 5.108 GBP/ton. A queda mais acentuada em Nova Iorque contribuiu para a redução do diferencial de preços entre as duas bolsas, tema discutido nos dois últimos relatórios semanais de cacau da StoneX. Ao final do período, esse diferencial atingiu US$ -369,35/tonelada.
A semana começou tensa para os agentes de mercado, que operavam em compasso de espera na expectativa de uma definição sobre o regulamento antidesmatamento da União Europeia (EUDR). Na semana anterior, a reafirmação do bloco econômico sobre a implementação do regulamento sem adiamentos impulsionou os preços da amêndoa. Contudo, em meio à crescente pressão internacional, o comitê sinalizou na quarta-feira (2) a intenção postergar a implementação, aliviando as tensões no curto prazo.
Com isso, os agentes voltam a focar nos fundamentos do mercado em meio ao início da nova temporada 2024/25 (out-set). Nas próximas semanas, os preços devem ser influenciados majoritariamente por novos dados de entregas no Oeste Africano, pela divulgação dos volumes de processamento no 3º trimestre nos principais países consumidores e pelo desenvolvimento das condições de safra.
No contexto macroeconômico, o período foi marcado por um avanço significativo das commodities, impulsionado principalmente pela escalada das tensões no Oriente Médio. Além disso, novos indicadores econômicos nos EUA dissiparam os temores de uma recessão no curto prazo, reforçando a percepção de um “pouso suave” para a economia. Como resultado, o índice CRB de commodities avançou 2,1% no período, assim como o Dollar Index, que também subiu 2,1%. A movimentação altista desses ativos, dessa forma, sugere pouca influência do cenário macroeconômico nas cotações de cacau no período.
Este é um trecho do Resumo Semanal de Cacau da Inteligência de Mercado da StoneX. Experimente gratuitamente por 10 dias os relatórios que fabricantes de chocolate, indústrias de alimentos, produtores, traders e analistas do mercado de cacau utilizam para definir suas estratégias. Tenha acesso a análises e dados mais atualizados e precisos sobre o mercado de cacau. Acesse: mercadosagricolas.com.br/