O LEGADO DO EL NINO

No data was found

Foram quase 5 meses de apreensão……..5 meses onde o sentimento maior era o medo e a incerteza sobre o nosso futuro e que nos levou próximos ao desespero. O Fenômeno EL Nino mostrou seu lado mais estarrecedor, sua força e foi implacável como nunca tinha sido antes. Nós de certa forma fomos pegos de surpresa apesar das constantes previsões; como imaginar que uma região onde a regularidade e os volumes de chuvas fazem dela quase um oásis no nordeste brasileiro pudesse de uma hora pra outra quase virar um deserto?

Em meio à todos esses sentimentos e todas essas dúvidas e incertezas eis que surge entre nós um sentimento maior: A SOLIDARIEDADE; diante da força de um fenômeno tão devastador, não nos restava outra coisa à não ser nos unir e sermos solidários na nossa angústia e dor.

E foi desta forma que o nosso movimento funcionou nestes 48 dias….nasceu de forma surpreendente e numa velocidade incrível conseguiu nos primeiros 4 dias reunir 100 pessoas numa rede social….e nos primeiros 7 dias levantar os recursos iniciais para viabilizar aquilo que para nós seria a arma para enfrentar o terrível fenômeno EL Nino. Conseguimos sensibilizar a classe política com uma articulação muito intensa desde o poder público municipal e aí não podemos deixar de citar a participação fundamental do amigo João Rocha. Conseguimos também ver os olhos da Assembléia Legislativa do Estado voltar-se para nossa região e nossa tragédia. Conseguimos até mesmo o apoio da AIPC, antes vista por nós apenas do outro lado do front em outras batalhas…até esse olhar mudou…

Com uma sintonia perfeita como uma orquestra formamos um Grupo de Trabalho coeso e participativo onde cada um com sua função dava o melhor de si….e que deixou em segundo plano o que era apenas contribuição financeira.

Como esquecer a forma como cada um se arrumou neste time…..parece que cada um já sabia o que fazer e como poderia ajudar. As nossas meninas Lola Gedeon e Lúcia Spínola das 4 horas da madrugada até pra lá de meia noite mergulhadas na contabilidade das contribuições….o Edmond Ganem de Paris nos acordando no primeiro horário e nos alertando para os detalhes da operação tão importantes ao seu sucesso…o Guto Novaes quase 24 horas por dia na cola da equipe operacional montada em sua base no Aeroporto de Ilhéus….e ,como os demais, deixando de lado sua vida pessoal…..como esquecer o nosso amigo José Roberto Benjamin que além da contribuição financeira doou seu tempo e seu conhecimento de piloto nas questões climáticas mesmo sem estar contemplado dentro do perímetro da área do projeto original….que lição Zé!….como esquecer o sempre ético e fiel amigo Alex Maron com suas colocações objetivas e pertinentes, ao lado do tão grande Antônio Profeta….profetizando nossa vitória….como esquecer a presença equilibrada e sempre tranquilizadora do Pedro Spínola…..como esquecer o nosso Spider Man?…assim foi batizado o Demósthenes Lordelo sempre com olhos voltados para as nuvens cúmulos…..a Jeilly e o Joel também com seus olhares clínicos e sempre disponíveis….tantos e tantos outros amigos como Eulina Lavigne, Aline Salvador, Rui Rocha, Maria do Socorro Mendonça e José Nazal eternos amantes e defensores desse patrimônio da humanidade chamado mata atlântica do Sul da Bahia…

Sei que corro o risco de ser injusto em deixar de citar algum nome….mas todos serão sempre lembrados….mesmo aqueles que apenas torceram!….

No final de tudo ficou uma certeza. Não bombardeamos apenas as nuvens….bombardeamos a nossa desunião….bombardeamos a nossa incoerência…. bombardeamos a nossa vaidade…..e fizemos surgir desta forma em nossa região nuvens de esperança e a certeza de dias melhores …….este é o Legado do EL Nino!

O texto expressa exclusivamente a opinião do colunista e é de responsabilidade do autor

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram