Por: Adilson Reis
Os volumes indicaram 366.2899 tons, contra 369.679 no Q3 2022, representando uma queda irrelevante de 0,91%.
Conforme observado, os receios para uma crise de demanda, foram superados com os resultados do trimestre, os quais, vieram do maior centro consumidor global de derivados de cacau. Importante salientar, que a inserção de ingredientes como cacau em pó, avançam de forma progressiva em uso de novos produtos, tais quais: Suplementos de saúde, barras de cereais, recheios diversos, sem falar no crescimento dos mercados de achocolatados e bebidas lácteas.
Apesar dos números da Ásia e América do Norte estarem sendo aguardados como negativos, a posição do interesse comprador aberto dos investidores não deverá ser alterada.
Prospecções de baixas na safra africana permanecem firmes
Os fundamentos positivos de baixas na safra africana, prevaleceram como principal linha de embasamento dos fundos para se mover diante da commodity. Técnicos contadores de safra, confirmaram em novas inspeções de campo na Costa do Marfim, principal produtor mundial, uma queda na safra principal colhida entre outubro23 e março24 de aproximadamente 29%. Estimam um volume de 900 mil tons no período e 1.9 milhões de tons para toda safra marfinense 23/24.
Conflito no oriente médio
Possíveis danos na economia global, proporcionados pelo conflito no oriente médio,
poderão levar os fundos a liquidações nas bolsas, visando migração de proteção de
capital em ativos mais sólidos. Atualmente os fundos possuem 52.768 contratos
comprados em bolsas.
Preços internos prometem se manter próximos dos níveis atuais
Apesar dos números robustos de entradas divulgados recentemente por AIPC, as entradas nas fazendas e nos armazéns de comerciantes, apresenta uma realidade contraditória. Seguramente estamos diante de cenário critico, contando com sérias dificuldades na originação de amêndoas. Outro ponto relevante, se refere ao custo elevado das amêndoas africanas nas importações, o qual, deverá impulsionar uma correção positiva nos diferenciais locais sobre NY, nos próximos meses.
Fonte:mercadodocacau
8 Comments
Vá em paz meu grande e querido primo pena que estou em São Paulo mas certamente você não deixará imensa saudades.
sinceros sentimentos para todos familiares do nosso amigo Dilton Conhecido como professor vai com Deus meu amigo a nossas conversas nosso bom papo aqui em Genebra na Suíça eu senti sua falta meu amor
Dilton e eu fomos colegas na faculdade. Ótimo colega, pessoa de conduta exemplar. Algum tempo depois de formados perdemos o contato um com outro. Igualmente a ele, eu também saí de Ilhéus por força de atividades profissionais, retornando muitos anos após. Infelizmente, agora tomo conhecimento da morte dele. Apresento a todos os seus familiares, as minhas condolências.
Que Deus, na sua infinita bondade, o acolha e conforte os mais próximos do nosso querido primo.????????
Fomos colegas na Base Aérea de Salvador em 1.980.
Dilton foi um soldado forte, inteligente e disciplinado.
Um exemplo de cidadania vai fazer muita falta à família amigos e a humanidade!
Vá em paz companheiro e que Deus conforte toda a família.
Um legado que deixou foi a inspiração para os estudos. um exemplo de dedicação ! sempre lembrarei do primo Dillton com o livro e estudando com afinco.
Excelente pessoa, volta e meia nos comunicavamos por aplicativo. Foi membro da IBM em Ilhéus. Deus conforte a família. Jhonnis forte abraço.
Pr. Roberto Cerqueira