O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae elaborou apostila de como montar uma fábrica de chocolate
O mercado de chocolates deve crescer, até 2018, 10% ao ano, segundo a consultoria Euromonitor. Em 2012, o produto movimentou 12,5 bilhões de reais. O Brasil, apesar do clima quente e do alto nível dos produtos industrializados, possui um grande mercado em potencial para o chocolate feito artesanalmente. Hoje os brasileiros comem 2,8kg per capita por ano do doce, o que os coloca atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha em produção, baseado nessas e outras informações do mercado de cacau e chocolate, o Sebrae disponibilizou uma cartilha que orienta ao empreendedor a montar a própria fábrica de chocolate.
De acordo com a publicação, o material é o “perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio. O objetivo é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?”, diz a introdução.
Na apostila também é possível encontrar a leis e decretos que regulamentam o mercado de chocolate e também valores que o empreendedor precisa para iniciar o negócio. “O investimento varia de acordo com o porte do empreendimento. Considerando uma fábrica caseira de chocolate, estabelecida em uma área de 100 m², é necessário um investimento inicial estimado em R$ 50 mil”, diz.
Para ter acesso ao material completo clique Aqui. Fonte: Mercado do Cacau