Como é feita a colheita do cacau? Conheça algumas curiosidades

A princípio, a colheita é feita duas vezes no ano, mais precisamente a cada cinco ou seis meses.

Afinal, como é feita a colheita do cacau? Essa e outras dicas incríveis estão disponíveis pelo Cozinha Fácil. Todas as pessoas sabem que o chocolate tem origem do cacau. Entretanto, antes desses produtos chegarem até as prateleiras, os grãos passam por um longo processo, desde a plantação até a colheita.

Como é feita a colheita do cacau
Antes de investir no plantio deste grão, os cultivadores têm a seguinte dúvida em mente: como é feita a colheita do cacau? A princípio, a colheita é feita duas vezes no ano, mais precisamente a cada cinco ou seis meses.

Assim que o cacau é colhido, eles devem ser cortados ao meio para que as sementes não sejam danificadas. Vale ressaltar que cada fruto conta com 20 e 30 sementes, que possuem o tamanho de uma amêndoa.

Quando a colheita é finalizada, o cacau passa pela fermentação. Este procedimento acontece da seguinte maneira: as sementes do cacau são postas ao chão e, sobre elas, folhas de bananeiras são colocadas, permitindo que o excesso de líquido escorra.

O que acontece após a fermentação?
Assim que o cacau passa pelo processo de fermentação, os grãos permanecem úmidos. Entretanto, antes de serem encaminhados até os fabricantes da indústria de chocolate, eles passam pelo processo de secagem.

É comum que os grãos de cacau, também conhecidos como amêndoas, sejam espalhados pelo chão e sequem com o auxílio do Sol. Assim que os grãos finalmente secam, o cacau será separado a partir da qualidade e do tamanho.

Como ocorre a colheita do cacau?

Antes de encaminhar os grãos do cacau até as fábricas, é importante descobrir como funciona a colheita desse alimento. As sementes do cacau crescem dentro de bagas vibrantes, mais precisamente no tronco de uma árvore.

A colheita do cacau é complicada, além de ser bastante parecida com a do café. Um dos maiores desafios é descobrir quando os grãos estão realmente maduros. Vale ressaltar que nem sempre as bagas amadurecem no mesmo período.

Para compreender o amadurecimento do cacau, é fundamental ter conhecimento especializado no assunto. Por existirem diferentes tipos de grãos, é possível identificar o formato das bagas sobre o ponto de amadurecimento.

Quando os produtores sabem que a safra está pronta para a colheita, o processo é feito manualmente. Onde o primeiro fruto cresceu, a nova área de floração acontece durante o próximo ano. Fonte: TecnoNoticias

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Augusta disse:

    Não foi só na madrugada de quinta-feira para sexta, essa semana toda tem acontecido quedas de energia, eu ti e que ligar para a Coelba apos uma destas quedas, porque a energia na minha casa não retornou normal.

  2. Jorge Dantas disse:

    Cadê diziam"que privatizado seria melhor .só vejo aoaoagõesSempre queda de energia e quando queima um aparelho a Estatal responsavel não quer pagar.

  3. Consumidor disse:

    Ta absurdo essas faltas de energia constantemente na Zona Sul de Ilheus, se a demanda de energia aumentou, e a quantidade oferecida nao esta sendo suficiente, cabe a operadora resolver a situaçao, do jeito que está nao tem condiçoes.

  4. Jorge disse:

    Coelba com seu ZAP pra reclamar e 0800 não funcionam. Empresa ridícula, ainda tem um app que também não funciona.
    Uma empresa sem respeito ao consumidor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *