Confira com o Inmet a previsão de tempo entre os dias 20 de dezembro a 5 de janeiro de 2022.
Por Viviane Samara Barbosa Nonato (INMET)
1 Precipitação
A previsão de chuva entre os dias 20 e 27 de dezembro de 2021 é apresentada na Figura 3. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ser marcada por muita chuva na faixa entre o norte do Mato Grosso, Goiás e de Minas Gerais, sul do Pará, Tocantins e na Bahia, com acumulados que podem ultrapassar os 200 mm.
Na Região Sul, as chuvas deverão variar entre 5 e 60 mm, com maiores acumulados previstos para o leste de Santa Catarina e do Paraná. Entretanto, o rápido deslocamento de uma frente fria poderá ocasionar temporais (chuva e ventos fortes) isolados entre os dias 21 e 22/12 (terça e quarta-feira).
A semana será marcada por fortes chuvas e totais que podem ultrapassar os 100 mm na Região Sudeste. A passagem de uma frente fria no dia 23 (quinta-feira) poderá ocasionar temporais especialmente no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e no centro, sul e leste de Minas Gerais. Os totais de chuva nessas áreas poderão ficar próximos aos 70 mm. Porém, os maiores totais de chuva deverão ocorrer no norte de Minas Gerais, com valores que podem ficar em torno de 100 mm.
Na Região Centro-Oeste os maiores totais de chuva deverão se concentrar no Mato Grosso, Distrito Federal e no norte de Goiás. Nessas áreas, os totais de chuva poderão variar entre 50 e 200 mm.
Na região do MATOPIBA (que engloba área dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os totais de chuva deverão variar entre 60 e 200 mm. As chuvas deverão se intensificar ainda mais a partir do dia 24/12 (sexta-feira).
Previsão de muita chuva também na Região Norte do Brasil, especialmente em Rondônia, Acre, Tocantins e no sul do Amazonas e do Pará, onde os acumulados de chuva poderão variar entre 40 e 200 mm.
Fonte: INMET.