Curso de Cacau e Chocolate da Madre Thaís tem apoio da Ceplac

No último dia 26 de abril, a Faculdade Madre Thaís promoveu o lançamento do primeiro curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate do Brasil. O evento solene, realizado no auditório da faculdade, em Ilhéus, contou com a participação de dirigentes da instituição, da Ceplac e também autoridades e personalidades do meio acadêmico regional.
Além da formatação e programação do curso, que contou com a colaboração efetiva dos técnicos da Ceplac: Antonio Zugaib (Chefe de Planejamento e Projetos Especiais da CEPLAC/Sueba), Raul René Valle (Chefe do Centro de Pesquisas e Extensão) e Adonias Castro (Pesquisador/Cepec), a parceria com a Ceplac prevê o repasse de tecnologia a partir de aulas práticas no Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica (Fábrica de Chocolate).
Autorizado pela portaria MEC nº 94 de 06/02/2018, o curso visa atender ao mercado de trabalho existente com a formação de profissionais capacitados para contribuir no desenvolvimento técnico e socioeconômico das regiões cacaueiras da Bahia e de outros estados.
O diretor da Faculdade Madre Thais, Euzínio Lavigne, ressaltou a importância do curso. “O lançamento desse curso significa um novo momento para a região cacaueira. O produtor vai descobrir que ele é capaz de produzir um chocolate de excelente qualidade”.
Lavigne fez questão de destacar a parceria com a Ceplac. “Firmamos essa parceria com a Ceplac, principalmente na parte prática, com a utilização e aplicação de sua tecnologia desenvolvida na sua Fábrica de Chocolate.
A coordenadora do curso, professora Cilene Nascimento Souza, explicou que a concepção do curso foi para atender à demanda de alguns profissionais específicos de produção de cacau e chocolate na região cacaueira da Bahia e está em consonância com a necessidade contínua de suprir as demandas da cadeia produtiva do cacau.
A coordenadora lembra que as disciplinas do curso serão voltadas para o cultivo do cacau e para a produção do chocolate. “Teremos gestão, tecnologia de processamento, gestão administrativa, gestão econômica da propriedade e do processo, gestão de qualidade tanto do fruto para a produção da matéria prima principal quanto para o chocolate”.
Segundo ela, “o profissional vai estar apto em atuar em várias áreas da cadeia produtiva do cacau e também do chocolate, para isso, além do apoio da Ceplac, a faculdade já esta com o laboratório de análises sensorial montado para analisar a qualidade do chocolate e das amêndoas de cacau”.
Fonte: Ceplac

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *