Dados da Blue Diamond apontam que são 30 milhões de consumidores veganos/vegetarianos no Brasil; já os flexitarianos ultrapassam 50% da população brasileira
Seja por uma escolha de alimentação mais saudável, busca por funcionalidade, mudança de estilo de vida motivada pela consciência ambiental ou restrições alimentares, os produtos da categoria de plant-based são uma tendência observada em diversos segmentos. Segundo a LEK Consulting, a categoria vem crescendo aproximadamente 55% ao ano e ainda com grande oportunidade para desenvolvimento no país. Em uma pesquisa realizada pela consultoria Galunion sobre alimentação na pandemia, 33% dos entrevistados buscam novidades e produtos plant-based para substituir proteínas de origem animal.
Apesar do crescimento do segmento, quando o assunto é sobremesa, a expectativa é de ter uma opção de indulgência, sabor e textura, o que é um desafio ainda maior para o segmento. Dessa forma, a Daus encontrou oportunidade para oferecer produtos que atendam a solução completa.
A companhia lança o “Soft-serve à base de amêndoas Almond BreezeTM“ – a primeira calda à base de leite vegetal do mercado brasileiro, que utiliza o leite de amêndoas em sua composição, voltada à produção de sorvetes expressos e de massa.
Sobre o “Soft-serve à base de amêndoas Almond BreezeTM“ – A calda à base de leite vegetal se destaca pela cremosidade e pelo sabor indescritível, já que contém matérias-primas da mais alta qualidade da categoria. O lançamento é fruto da parceria da Daus, especialista em base para sorvetes no mercado nacional e a Blue Diamond Growers, cooperativa sediada nos EUA, referência no mercado de amêndoas.
“Alimentar novas soluções e incluir todos os consumidores são os principais objetivos da Daus e seus parceiros. Além disso, superar as expectativas em termos de sabor foi o que tornou esse produto tão especial”, explica a diretora comercial de redes Juliana Kitz.
O diretor da Divisão de Consumo para a América Latina da Blue Diamond Growers, Edgar Fernandes, explica que a empresa trabalhou em parceria com a Daus para que esta formulação de soft à base de amêndoas não deixasse de ter sua personalidade, mas garantindo a cremosidade, fundamental para a qualidade deste produto. “É uma excelente alternativa para aquelas pessoas que buscam uma alimentação baseada em proteína vegetal, seja pelos veganos ou pessoas com restrição à lactose”, explica.
Os números comprovam que é crescente a quantidade de pessoas no Brasil que estão buscando opções de dietas à base de proteína vegetal. Dados da Blue Diamond Growers mostram que já são 30 milhões de consumidores veganos/vegetarianos, no Brasil. Os flexitarianos (consumidores que aumentaram o consumo de proteína vegetal como alternativa à proteína animal) já ultrapassam 50% da população brasileira. “Portanto, o soft vegano que estamos desenvolvendo em conjunto com a Daus chega para atender a esses consumidores que crescem exponencialmente”, enfatiza. “O consumidor brasileiro é muito aberto ao novo e cada vez mais busca equilibrar o consumo de proteína vegetal e animal. Por isso, apostamos muito nessa parceria com a Daus e que esta categoria de sorvetes à base de proteína vegetal continuará em crescimento”.
O produto foi lançado no Rio de Janeiro, durante a Rio Innovation Week. O parceiro da Daus, a Roboteria, utiliza um simpático e divertido sorveteiro robótico chamado Icebot para preparar e servir deliciosos sorvetes para os consumidores, e, durante o evento, ofereceu aos convidados o sorvete de baunilha e o lançamento nacional, sorvete com calda base vegana.
Caio Junqueira Arantes Filho, sócio-fundador da Roboteria, enfatiza que a parceria com a Daus foi concretizada logo que a Roboteria surgiu, tendo em vista que nos testes realizados ficou reconhecida a qualidade e sabor do produto da Daus. “Quando criamos a Roboteria escolhemos a calda Daus para nosso sorvete e hoje toda nossa rede utiliza os produtos da Daus”. Atualmente, Roboteria utiliza o LactoPro V na produção dos sorvetes expressos, milkshakes e outras sobremesas e está presente em duas unidades: Balneário Camboriú (SC) e Itaquera (SP).
Mercado – O mercado de sorvetes movimenta mais de R$ 13 bilhões e mais de 10 mil empresas do setor, segundo dados da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes). Ainda segundo a Associação, são gerados 300 mil empregos diretos e indiretos neste setor, sendo 92% dos estabelecimentos micro e pequenas empresas.
“Com certeza estamos vivendo a época de novos nichos. Os empresários foram ‘obrigados’ a se adaptar ao novo consumidor”, ressalta o presidente da Abis, Eduardo Weisberg. E sobre a recuperação do setor, ele avalia: “Eu imagino que em 2022 continuaremos a recuperação, mas, somente em 2023 sentiremos a volta aos antigos patamares”.
De acordo com a ABIS o consumo de sorvete no Brasil, por região:
Norte – 5%
Nordeste – 19%
Centro-Oeste – 9%
Sudeste – 52%
Sul – 15%
Definição – Vegano é toda pessoa que não consome qualquer tipo de produto de origem animal, como carnes, ovos e laticínios, mas não se restringe apenas ao âmbito alimentar, o vegano também não irá usar artigos em couro, lã e seda, por exemplo.
Fonte: ABC da Comunicação