Decreto da “Nova CEPLAC” prioriza projetos e parcerias dentro da cadeia produtiva.

Após mais de seis meses de estudos, foi aprovada ontem (2), em forma de decreto presidencial, a configuração da nova estrutura organizacional da CEPLAC. A “Nova CEPLAC” foi mantida como órgão singular, porém com um viés mais voltado para a pesquisa e extensão por meio de projetos e parcerias.

É o que se depreende do decreto nº 9.667, de 2 de janeiro de 2019 (veja aqui), assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Ainda foi mantido o conteúdo da Medida Provisória 870, assinada e publicada dia 201.01.19.

Foram criados, no decreto, cinco novos cargos, vinculados à Diretoria, em Brasília, que vão cuidar exclusivamente dos projetos e parcerias dentro da cadeia produtiva, voltados para a pesquisa e extensão, vocacionados à sustentabilidade, por meio de sistemas agroflorestais em todo o Brasil.

A consultoria contratada pela CEPLAC identificou as potencialidades do órgão, bem como suas fragilidades, em um longo estudo, que já começa a apresentar os resultados. Em relação às superintendências, apontou diversas soluções, porém não recomendou o aumento de cargos.

Os produtores estão na expectativa de um novo momento para o mercado de cacau e chocolate, especialmente a partir da legislação criada em torno da CEPLAC que deve possibilitar a chegada de projetos consistentes para resolver o problema da baixa produtividade em algumas regiões, enquanto tratam da questão das dívidas em outras frentes.

Fonte: mercadodocacau – Domingos Matos

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Priscila Gandra Ottoni disse:

    Não entendo uma coisa. A prefeitura acabou de fazer aquilo que ela chama de "orla sul". E a obra será destruída? Isso não faz sentido algum. Quer dizer, faz sim. Ê dinheiro indo pelo ralo.
    Ah, e a propósito, plantarao novas árvores? Porque os ipês eram muito bonitos.

  2. José Ricardo Cerqueira dos Santos disse:

    Importante serviço

  3. Marli disse:

    Muito bom mesmo, parabéns a todos os responsáveis por essas obras, estava precisando mesmo.

  4. Barreto disse:

    E uma parte da obra da orla sul, construída em 2019, está sendo desfeita. Faltou planejamento prévio para essa obra da orla sul, pois era previsível essa duplicação após a ponte. Portanto, é dinheiro do povo sendo perdido.

  5. Margleidson Nascimento da cruz disse:

    O Prefeito e governo do estado tinham que fazer é a BA001 Sentido ilhéus /Buerarema já que comeram o dinheiro e fizeram só um pedaço de asfalto no Couto.

  6. José Paulo Filho disse:

    Meus parabéns pelo belíssimo projeta. A cidade de Ilheus merece!

  7. Cláudio disse:

    Essa obra vai benifeciar a zona Sul, parabéns, chegou a hora do PSIU, devolver o espaço público,sendo benificiado por anos.Parabens Ilhéus!

  8. Anônima disse:

    Quer dizer que a prefeitura acabou de gastar uma fortuna com o projeto 2019 e já está destruindo? Não adianta de nada duplicar até a Ceplus e deixar o resto como está! E vão tirar o Psiu? E aquele posto de gasolina na beira do mar? Uma pena que quem manda em Ilhéus são os novos coronéis.

  9. Anomino disse:

    ;Quer dizer que a prefeitura acabou de gastar uma fortuna com o projeto 2019 e já está destruindo? Não adianta de nada duplicar até a Ceplus e deixar o resto como está! E vão tirar o Psiu?Uma pena que estejam destruindo árvores era uma das partes mais bonitas da cidade. Um túnel verde…lamentavel. Muitobteiste em ver todo aquele verde sumindo por causa de ego de alguns

  10. Rosemario de Souza Santos disse:

    É uma obra de multiplos benefícios, pois não só beneficiará a comunidade , como também àqueles com destinos às cidades do sul e extremo sul..

  11. Pedro Alves disse:

    O quê precisa é um planejamento mais técnico e seriedade na execução de obras públicas.

  12. Castello disse:

    Quanto dinheiro se desperdiça , pois poste duas vezes e vai tirar , as árvore que vivem alí a anos serão sacrificadas e até a entrada do CPLUS é muito pouco , havia de ser no mínimo até Olivença

  13. Fábio Sá disse:

    Deveria duplicar até o Cururupe!!
    Vamos orar pra não ser mais uma obra ao Deus dará, passando de governo em governo!!

  14. Souza Neto disse:

    Deveria se estender, no mínimo, até o final da Praia dos Milionários. E, numa segunda etapa, até Olivença.

  15. Ivaldo Torres Ferreira de SP disse:

    Todas obras pra melhorias da mobilidade urbana e muito bem vinda

  16. Ruy Brito disse:

    Parabéns a todos envolvidos, Ilhéus estava precisando

  17. António Borges disse:

    Interessante nao tem dinheiro para a saude para fazer hospitais comprar respiradores comprar epis anfim a covid19 com a cidade toda para o povo sem trabalhar o governador e prefeito nada ajundam o povo pobre da cidade mas destroi o que foi construido e jogam no lixo milhões e agora aparecem 8 milhões para fazer essa obra juro que nao entendi a luta não e para salvar vidas e livrar todos do covid19.

  18. João Carlos zorgetz disse:

    Lastimável, falhas de fiscalização, permitir tais empreendimentos em terrenos do estado ou município , enfim, o PSIU , após enriquecer, ainda bate pé querendo indenização pra sair, só neste país mesmo, deveria ser tudo derrubado no dia seg a construcao

  19. Caca Freire disse:

    Duplicação bastante esquisita essa.
    Se for obra "chama voto" nao vai adiantar nada, o povo ja decidiu em quem vai votar esse ano.
    Ja é possivel partir da APCEF e chegar no Jardim Atlantico 3 pela pista de baixo cuja desobstrução praticamente nem acabou. Pra que gastar mais com isso nesse momento em que a grande necessidade está no setor da saúde?
    A cidade precisa de mais leitos e aparelhamento hospitalar em geral.
    Quem der uma voltinha por baixo da ponte que Rio Costa se gaba de ter feito, verá que a beleza dela é só capa.
    Qualquer um que ver a situação das pilastras de sustentação dessa nova ponte ainda não inaugurada, vai dizer que aposta que ela um dia vai cair antes da Lomanto. Custou um monte de dinheiro pra ter um concreto da qualidade que se vê lá.
    Essa nova duplicaçao vai gastar dobrado também? Se a pista de baixo foi desobstruída através de uma obra que praticamente nem acabou, por que já entra outra obra por cima? A duplicação já existe! Isso leva ze povo a acreditar que a motivaçao da obra é o orçamento tambem ser duplicado. Se a projeção for feita por baixo…
    Come esse reggae quem quer!

  20. Aloisio Freitas disse:

    A zona sul realmente precisa! Assim como também a zona norte! Porque não ligar a litorânea norte, pavimentado a praia do marciano, com saida na avenida ubaitaba na Barra?
    O trecho seria valorizado, além da exuberância do atlântico!

  21. Afrânio Jorge Andrade Freitas disse:

    Até que enfim, alguém com visão de futuro, o governador, com isso a cidade ganha ares de capital, e se prepara para a chegada do desenvolvimento, infelizmente espaço democrático como esse é obrigado a publicar opiniões medíocres que se contrapõe, puramente por não ser simpático a um governador que está dando um grande exemplo de competência e compromisso para com o povo da Bahia.

  22. Anônimo disse:

    É brincadeira !!!!

    Ilhéus, nunca recebeu tantos investimentos do Governo.

    Isso é fato.

    Alguém me diga, quando na história recente, recebermos tantos investimentos.

    Ilhéus sempre foi preterida.

  23. Sandra disse:

    No momento precisamos olhar a saúde!

  24. Leandro disse:

    Eu não sei qual a métrica utilizada para achar que do Opaba até a entrada da Ceplus tem 5km…

  25. Jobson luis disse:

    Eu morei na Cidade de ilhéus o ano de 2019 É vi uma cidade suja esquecida pelo poder público ! É com um monte de agentes de trânsito agrupado nas esquinas procurando alguém pra da uma multa! Uma via pública no malhado que só existe em ilhéus É essa Ponte levando o trânsito para o centro da cidade e saindo em lugar nenhum hospitais fechados É um novo no meio do nada! Ai vem um zecruela fala quê o povo de ilhéus já sabe em quem votar! Votar é pra bairro!

  26. Atenogenio Alves santana disse:

    Boa tarde cadê as obras de lheus itabuna nuca sair do papel

  27. José Alberto disse:

    Não adianta duplicar,se quando chega ali no hotel opaba fica estreito,o certo seria retirar o opaba,ou fazer uma rodovia beirando a praia.

  28. Luiza Cristina Cayres Pinheiro Santos Oliveira disse:

    Gostaria que a prefeitura ou a secretaria responsável, publicassem o projeto da duplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *