Dia de Campo destaca alta produtividade no cacaueiro

A Ceplac realizou, por intermédio do seu Núcleo em Ilhéus, um Dia de Campo na zona rural de Maria Jape, daquele município. Sob a coordenação do engenheiro agrônomo Rosenilton Klecius, o encontro mostrou de forma prática aos produtores daquela localidade as novas tecnologias que integram o programa de alta produtividade no cacaueiro.
O programa, que vem sendo propagado intensivamente pelos técnicos da Ceplac, consiste na realização de todas as práticas do manejo integrado da cacauicultura (uso de clones auto compatíveis, roçagem química ou mecânica, adequação do sombreamento para permitir uma melhor luminosidade etc).
Participaram do evento 45 agricultores familiares das comunidades de Itariri, Japuí, Vitória e Sultão, que, na oportunidade, visitaram outras propriedades que já utilizam há mais tempo as práticas indicadas pela Ceplac, como o processo de recuperação de área abandonada de cacau velho através da enxertia e recomposição de plantas.
Na avaliação do coordenador da atividade, Rosenilton Klecius, as reuniões, palestras e dias de campo auxiliam o produtor a ficar mais capacitado, principalmente “quando ele vê na prática outro agricultor familiar produzindo e que ele pode reproduzir isso na sua propriedade”. Ele afirma ainda que “a Ceplac utiliza um pacote tecnológico avançado e quando nós utilizamos tecnologias os resultados aparecem”.
Um dos participantes, Almir Oliveira Ferreira, agricultor da fazenda “Deus me deu”, ressaltou que todos que aplicarem o que foi ensinado colherá bons resultados no futuro. “A Ceplac orienta que o importante não é ter uma área gigantesca e, sim, uma boa produção”.
Na avaliação de Fernanda Santos, integrante da Associação dos Pequenos Produtores Agrícolas União – APAUT e estagiária no escritório local de Ilhéus do programa Jovem Empreendedor, o evento foi oportuno. “Para mim, que sou filha de agricultor e estou me formando em técnica agrícola pelo Instituto Federal Baiano, estou aproveitando bastante essa oportunidade para poder aplicar também na propriedade dos meus pais”.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Marcão disse:

    Cada vez mais mostram o governo Marão mostra a incompetência.
    Ao invés de ampliarem o atendimento ficam enfiando dinheiro no rabo, o povo que se dane.
    Enquanto se tem varias cidades trabalhando em limpeza desinfecção das ruas, governador, prefeito, sec

  2. Rochnaldo Rosa disse:

    Brincadeira uma cidade referência com apenas 10 leitos, estão brincando com a população.

  3. JORGE LUIZ ARAUJO DOS ANJOS disse:

    O governador e o secretário de saúde preocupam-se apenas em fazer suas previsões catastróficas, colocando a culpa na população, esquecendo-se de cumprir com as gigantescas promessas em instalação de mais UTIs no eixo Ilhéus/Itabuna. É muita conversa e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *