A Mondelez, dona da Lacta, Tang e outras 40 marcas de alimentos e snacks, registrou um lucro líquido de US$ 1,4 bilhão no primeiro trimestre, uma queda de 32% ante os US$ 2,1 bilhões, reportados no mesmo período do ano passado.
Diluído por ação, o lucro recuou de US$ 1,52 para US$ 1,05. Porém, o resultado ainda ficou acima dos US$ 0,89 estimados pelo mercado.
A Mondelez explicou que o seu lucro foi impactado por uma despesa contábil no valor patrimonial da empresa de bebidas JDE Peet’s.
As receitas tiveram uma leve alta de 1,3%, para US$ 9,3 bilhões. A América Latina foi a região onde a gigante de alimentos teve o melhor desempenho, com as vendas subindo 8,9%, para US$ 1,3 bilhão.
Na Europa, as receitas cresceram 1,8%, para US$ 3,4 bilhões, enquanto na Ásia, Oriente Médio e África, a expansão foi de 0,6%, para US$ 1,9 bilhão.
Já na América do Norte, as vendas da Mondelez caíram 2,1%, para US$ 2,6 bilhões.
Em carta aos acionistas, o diretor-presidente da companhia, Dirk Van de Put, reconheceu que o primeiro trimestre foi afetado por um “ambiente operacional desafiador e dinâmico”, mas defendeu que o resultados foram influenciados positivamente por “uma forte execução de preços, gestão eficaz de custos e dinâmica dos mercados emergentes”.
Fonte: valor investe