É do Pará ensina uma deliciosa receita de panetone regional para o Natal

A criação e da professora de gastronomia Andreia Pinho. O bolo natalino tem castanha do Pará, chocolate e cupuaçu.

O É do Pará vai ensinar para você como prepara um delicioso panetone de cupuaçu com castanha do Pará. A criação é da professora de gastronomia Andreia Pinho. Veja a receita abaixo:

Ingredientes:
Da esponja – Pré-fermento do panetone:
100g farinha de trigo
100ml de água em temperatura ambiente
5g fermento biológico

Da massa:
400g farinha de trigo
125g açúcar
10g leite em pó
100ml água gelada
10g lecitina de soja líquida (encontra-se em lojas de produtos de panificação)
5 gemas
100g manteiga
100g castanha do Pará

Recheio
200g chocolate meio amargo
100g creme de leite
50g polpa de cupuaçu

Receita
Preparado da espoja

Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o fermento e a água. Misture tudo e reserve, de preferência em um lugar fechado. Pode ser o forno. Deixar descansar por 30 minutos.

Preparo da massa

Em uma batedeira, coloque os ingredientes secos: trigo, açúcar e o leite em pó. Depois coloque a esponja já descansada. Comece a bater. Ponha as gemas e, aos poucos, a água gelada.

Quando a massa ficar mais elástica, adicione a manteiga. Em seguida, a lecitina de soja. Se não encontrar o produto, não tem problema. Pode ficar sem. Por último, tempere com um pouco de sal, raspas de laranja e a castanha do Pará, misturando suavemente. O ponto é quando ele fica macio, elástico, mas não gruda na mão.

Untar a sacola de papel para poder colocar a massa para ir ao forno. Depois pode enfeitar com mais castanha e deixar descansar por duas horas. A massa tem que dobrar de tamanho. Depois disso, o panetone tem que ir para o forno pré-aquecido a 180 graus durante 40 minutos até dourar.

Preparo do recheio

Para finalizar, em um micro-ondas, ou em banho maria, derreta o chocolate. Num liquidificador, bata o creme de leita e a polpa de cupuaçu. Misture tudo depois.

Pegue a massa pronta, corte a parte superior em forma de cone (para preservar a tampa de pão), colocar o recheio e tampar. Fonte: Globo Rural

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *