El Niño acabou, mas La Niña pode estar chegando

O mais forte El Niño em 20 anos acabou neste mês, segundo afirmou ontem a Agência Australiana de Meteorologia. O evento climático reduziu as chuvas das monções na Índia, deixou a terra seca na Ásia e reduziu a produção de cacau em partes da África, provocando escassez de alimentos.

De acordo com a agência australiana, os indicadores climáticos associados com o El Niño – aquecimento na temperatura da superfície das águas no oceano Pacífico -, que surgiram em 2015, agora retornaram para níveis neutros.

O El Niño 2015-16 foi um dos três mais fortes já registrados e elevou as temperaturas para os níveis mais altos em 130 anos, de acordo com o Centro Nacional para Informação Ambiental dos EUA. Abril marcou o 12º mês seguido de temperaturas elevadas recordes.

Produtores agrícolas agora acompanham com atenção o risco de desenvolvimento de outro fenômeno climático, o La Niña, cuja chance a agência australiana estima em 50%. O La Niña também traz riscos aos mercados agrícolas, uma vez que contribui para a formação de furacões no Atlântico e provoca chuvas fortes na Indonésia e Índia. O último La Niña foi registrada no período 2010-12. Fonte: Agências Internacionais

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *