Elevado preço do cacau está estimulando agricultores de Conceição da Barra (ES) a se capacitarem

A redução mundial na oferta de cacau e o consequente aumento expressivo no preço está estimulando produtores rurais capixabas a entrar nesse filão de mercado. É o caso da produção de cacau que vem ganhando espaço como uma alternativa rentável para os agricultores familiares do município de Conceição da Barra. Para reforçar esse potencial, recentemente foi comemorado o “Dia Especial em Cacauicultura: fundamentos para uma atividade lucrativa”,  no distrito de Braço do Rio.

Com orientações técnicas voltadas ao sucesso da atividade, o evento foi promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do município e do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Nordeste.

Palestras

As palestras foram conduzidas pelos extensionistas do Incaper Felipe Vilasboas e Lucas Calazans, que abordaram temas como fundamentos do plantio, sistemas de produção, escolha do material genético e seu potencial produtivo, além de técnicas de manejo de poda, colheita e beneficiamento.

A educação sanitária também teve destaque com a palestra do engenheiro agrônomo Jordano Avelar, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), sobre a prevenção da monilíase – uma das principais ameaças à cultura cacaueira.

“Estamos vivendo um momento de expansão das áreas de cultivo de cacau em Conceição da Barra e região. Por isso, é importante proporcionar aos agricultores a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a cacauicultura, para que garantam uma atividade lucrativa e sustentável”, destacou Felipe Vilasboas.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, do Sindicato Rural, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Sicoob e da Alcon.

“A colaboração dessa rede de parceiros foi fundamental para o sucesso do evento, que serviu também para ampliar a integração entre os vários segmentos que atuam para fortalecer o setor agropecuário no município”, complementou Vilasboas.

Fonte: grafittinews

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *