Emergência climática e sustentabilidade são temas da The Brazil Conference & Expo, maior encontro do mercado de flores, frutas, legumes e verduras

Evento é ponto de encontro de quem produz, exporta, importa, prepara, embala, distribui ou fornece produtos e serviços para a cadeia produtiva do setor

Alimentar a população global em crescimento sem exaurir os recursos naturais do planeta é um dos maiores desafios enfrentados pela agricultura, atualmente. A agropecuária, que ocupa cerca de 350 milhões de hectares no Brasil, é responsável por 27% das emissões de GEE no país, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG). A revolução digital chegou ao campo e fornece dados que permitem aperfeiçoar as práticas agrícolas, mas o desperdício de alimentos continua enorme: 40% da produção global, segundo a FAO (Food and Agricultural Organization).

O posicionamento do Brasil como grande produtor de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV) é favorecido pelas dimensões continentais, clima e solos propícios, abundância de água e uma cadeia de fornecimento robusta existente no país. Mas a indústria vem sendo afetada por fenômenos climáticos extremos, tais como
temperaturas de até 45º , secas e enchentes, além do aumento do custo dos fertilizantes e do diesel e as consequências da pandemia. O resultado é que o consumo desses produtos vem apresentando altos e baixos, apesar da maior preocupação das pessoas com saúde e bem-estar.

“Os produtores são diretamente afetados por questões climáticas e têm interesse em ser parte da solução. Por isso, serão necessárias ações para tornar os sistemas alimentares mais estáveis, preparados para o futuro e resistentes às ameaças globais”, sustenta Alessandra Fajardo, engenheira agrônoma e uma das palestrantes
do evento, que acontece no dia 30 de agosto, no Expo Center Norte. Ela ressalta também que “promover o acesso a novas tecnologias, educar os consumidores quanto às escolhas alimentares, tornar mais acessíveis as dietas saudáveis e fortalecer os laços entre agricultores e consumidores são ações que podem trazer resultados em grande escala. Os incentivos da Bayer para a adoção de práticas climáticas inteligentes e regenerativas, tais como o plantio direto e culturas de cobertura, e a iniciativa Carbono Bayer são exemplos dessas ações.”

Uma visão sobre o presente e o futuro

Com mais de 20 anos de experiência no setor de Agronegócio, Relações Institucionais e Sustentabilidade, Alessandra Fajardo compartilhará, na sua apresentação “A Jornada da Semente à Loja: Enfrentando e Resolvendo Desafios de Sustentabilidade”, dados essenciais sobre os desafios de sustentabilidade enfrentados pela cadeia produtiva. Ela proporá soluções que a indústria de Produtos Frescos pode utilizar para melhorar a produção, proteger o solo, conservar a água e evitar o desperdício de alimentos — agora e no futuro. Alessandra, que é diretora de Food Chain Partnerships da Bayer, também conduzirá um workshop para inspirar os participantes a idealizar soluções para os desafios contemporâneos do mercado de FFLV.

Já a outra palestrante do dia, Elena Ozeritskaya, fundadora e diretora da consultoria Fresh Insight, compartilhará dados sobre as tendências globais de marketing e novas demandas do consumidor, com destaque para casos de sucesso em inovação. Em um workshop, o público será incentivado a trabalhar com os novos conhecimentos.

O ingresso pode ser adquirido em aqui.

Sobre a The Brazil Conference & Expo

A The Brazil Conference & Expo é o nome do encontro setorial que, por seis edições, foi chamado de PMA Fresh Connections. É o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV. A união resultou na constituição, em janeiro deste ano, da International Fresh Produce Association (IFPA), realizadora da Brazil Conference & Expo, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, com promoção da Francal Feiras.

“A nova associação é resultado de legados fortes e trabalhará ainda mais forte para impulsionar o relacionamento com o varejo, a agenda de responsabilidade socioambiental e a implementação de novas tecnologias no setor. A indústria de FFLV tem um papel crucial na economia do Brasil e da América Latina, assim como no abastecimento de bens para todo o mundo”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA Brasil.

A exposição será aberta no dia 30 de agosto às 11h e encerrada às 18h com um coquetel para os participantes. A expectativa dos organizadores é reunir 1.200 profissionais, um público quase seis vezes maior que o da edição de 2015. Nas cinco edições realizadas até 2019, o evento já havia registrado um aumento de 400% na
visitação. O público-alvo é formado por produtores, exportadores, importadores, atacadistas, varejistas, empresários do canal de food service, representantes de entidades de classe, autoridades do governo, influenciadores, imprensa especializada e fornecedores de soluções e serviços — para cultivo, processamento, embalagem, movimentação, comercialização e outras necessidades.

Desafios e potencial do setor

O preço das frutas no Brasil teve aumento de 35,36% no ano passado e de 13,15% acima da inflação, nos primeiros seis meses de 2022, segundo a Abrafrutas. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, atrás apenas da China e da Índia. A atividade ocupa mais de 2,5 milhões de hectares no país, gera cerca de 5 milhões de empregos e, em valor bruto, movimenta R? 33,3 bilhões por ano, segundo dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária). Contudo, o país exporta menos de 3% das 44 milhões de toneladas colhidas anualmente, o que dá uma dimensão do potencial para negócios.

O mercado de flores de corte recebeu um impulso a partir de outubro de 2021, com o controle da pandemia, quando os eventos de decoração voltaram a ser realizados. Já os de vasos de flores estão com os custos mais pressionados e mais dificuldades de venda. Integrado por 8.300 produtores nacionais, o segmento movimentou cerca de R? 8,5 bilhões em 2019 — 8% a mais que no ano anterior, conforme dados da Euromonitor. O Brasil ocupa o oitavo posto entre os países que mais produzem plantas ornamentais no mundo, com 15.600 hectares de área cultivada.

Diante de tantos desafios, a IFPA ampliou as Campanhas de Incentivo ao Consumo para estimular o consumo de legumes, verduras e frutas, ainda muito distante do recomendado pelos órgãos de saúde.

“O produto interno é de excelente qualidade. As vendas nacionais e internacionais podem crescer significativamente com a disseminação de soluções digitais, programas de sustentabilidade, certificações e plataformas de conexão como a nossa. Quem produz, exporta, importa, prepara, embala, distribui e fornece flores, frutas, legumes e verduras tem na Brazil Conference & Expo o ponto de convergência ideal”, assinala Valeska de Oliveira Ciré, Country Manager da Brazil Conference & Expo.

Serviço:

The Brazil Conference & Expo 2022
Data: terça-feira, 30 de agosto
Horário: das 08h às 19h
Local: Expo Center Norte (Salas Jaçanã e Cantareira)
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo
Mais informações e inscrições aqui.

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de
atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Sobre a IFPA — International Fresh Produce Association

A International Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos e a primeira a defender os interesses e apoiar os associados da indústria de produtos frescos e florais.

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