A Comissão Europeia aprovou na semana passada a compra do negócio de cacau da americana Archer Daniels Midland (ADM) pela Olam International, com sede em Cingapura, por US$ 1,3 bilhão.
O órgão concluiu que a aquisição, anunciada em dezembro do ano passado, não levantaria preocupações sobre competição no setor, dado que as duas companhias possuem posições moderadas no mercado e a existência de um número "forte" de outras empresas fornecedoras de cacau in natura e derivados na Área Economia Europeia. A Olam já atua como trading e processadora de cacau, além de atuar nos mercados de café, amêndoas, arroz e algodão.
A aprovação do órgão antitruste ocorreu dentro do prazo estipulado pelas duas companhias.
A Comissão Europeia está agora realizando uma investigação a respeito da proposta de aquisição da unidade de produção de chocolate da ADM pela americana Cargill e deve divulgar um parecer em 8 de julho. Uma avaliação preliminar sobre o caso levantou potenciais problemas de competição no fornecimento de chocolate industrial para fábricas na Alemanha e no Reino Unido. Com informações do Valor.com