O presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas), Luiz Roberto Barcelos, que também é sócio e diretor da Agrícola Famosa, afirmou que até 2020 as exportações brasileiras de frutas frescas deverão dobrar. Segundo ele, o setor irá investir em novas tecnologias e terá participação mais ativa nas feiras internacionais. Além disso, as empresas associadas à Abrafrutas, que correspondem a 85% das exportações, têm adotado outros esforços como a parceria com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Para o presidente da associação, outros fatores ajudam a manter a expectativa de crescimento, como a presença de Kátia Abreu no comando do Ministério da Agricultura e a desvalorização do real, que faz com que as vendas aumentem. Barcelos citou que a nova ministra tem estreito vínculo com a produção agropecuária, conhece os gargalos do setor e como solucioná-los.
Barcelos disse ainda que discutiu com o presidente de Associação das Empresas Produtoras de Frutas do Hemisfério Sul e com outra associação similar à Abrafrutas do Chile, a possibilidade um estreitamento das suas relações comerciais. Fonte: Portal do Agronegócio