Faltam incentivos para a produção de cacau orgânico na Áfica, aponta relatório

A demanda por cacau orgânico tem crescido e de acordo com analistas de mercado a oferta está abaixo da necessidade do mercado.

A demanda pelo cacau orgânico está em ascensão e tem crescido “em um ritmo muito forte”, de acordo com o relatório de mercado do Insights (FMI). Dados do Mintel mostram que os lançamentos da indústria confeiteira à base de chocolate orgânico na Europa saiu de 7% em 2010 para 11% em 2015, mostrando que os fabricantes estão investindo nesta categoria.

Mas o relatório do FMI também prevê que o lado da oferta enfrenta “fortes desafios” para atender esta demanda.

A escassez de cacau orgânico é baseada em diversos fatores, entre eles, o rendimento dos produtores que tem sido menores. Os agricultores que usam fertilizantes, agrotóxicos e pesticidas colhem em média 0,7 – 1,5 toneladas por hectare, se tiverem uma boa gestão de práticas agrícolas, enquanto uma fazenda orgânica, normalmente irá produzir em média, 300 – 500 kg de sementes de cacau por hectare, de acordo com o relatório.

Como os produtores também precisam pagar pela certificação do cacau orgânico. A taxa média é de 3% do volume de negócios agrícolas, disse Malarkodi Mahendran, sênior do FMI.
Diante do cenário, faltam incentivos para a produção do cacau orgânico, de acordo com Sako Warren, secretário geral da Organização Internacional do Cacau Farmers (ICCFO).
Ele acredita que essa mudança do cacau comum para o orgânico na África faz com que os produtores fiquem presos a uma dívida e consequentemente aumenta o ciclo da pobreza.

“Para mudar a gestão da cultura, os agricultores na África precisam contrair empréstimos, o que é normal por lá, mas para conseguir pagar, precisaram receber um prêmio pelo cacau, mas esta não é a realidade”, informou.
As margens de ganho são pequenas, mesmo para os produtores não orgânicos. Uma pesquisa mostrou que em 1980 os produtores de cacau ganhavam 16% do valor de uma barra de chocolate, hoje, esses ganhos não passam de 6%.
Para Mahendram é necessário uma ação conjunta entre as partes interessas no negócio, para preencher esta lacuna do mercado entre a oferta e demanda. Com informações da Confectionery

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *