Diversas marcas de chocolate e derivados do cacau, flores tropicais e temperadas, e joias criadas por designers paraenses a partir de elementos amazônicos estarão em exposição na Trilogia da Sedução, que integra o 3º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e o 15º Flor Pará, que começam nesta quinta-feira (17), no Hangar, em Belém. A abertura será às 19 horas.
Até domingo, 20, o público poderá participar de cursos de culinária e arranjos florais, assistir filmes e documentários sobre cacau no Chococine, acompanhar a confecção, ao vivo, de esculturas de chocolate, e ainda prestigiar a mostra fotográfica em homenagem aos 400 anos de Belém, além de shows culturais. Na abertura do festival haverá o desfile de joias do Polo Joalheiro São José Liberto.
Público Infantil
O público infantil também terá espaço na programação da feira, sob a orientação de profissionais especializados. No Cozinha Kids as crianças vão aprender a fazer doces de chocolate com a participação do chef mirim Ayrton Bispo. No Flor Kids receberão noções de ecologia e aprenderão a cultivar mudas. E para os que preferem mesmo é brincar foi montado o espaço de recreação Planeta Kids.
Especiliastas em chocolate
A programação técnica inclui o Fórum do Cacau e Chocolate, onde especialistas nacionais e internacionais vão apresentar tendências e debater as tecnologias de combate às doenças que afetam a cultura do cacau e de processamento na área industrial, além da produção de chocolate fino no Brasil. Na sexta-feira (18), haverá um ciclo de palestras e debates realizado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, que vai apresentar uma análise do atual panorama da cacauicultura brasileira.
A agenda de atividades voltadas aos produtores e agricultores familiares que virão em caravanas de diversas localidades para Belém inclui cursos e workshops sobre tecnologias da produção à comercialização de produtos e embalagens. A capacitação é fundamental para garantir o acesso a novos mercados e estabelecer condições de competitividade no mundo dos negócios, por isso a profissionalização que transforma o agricultor em empreendedor é um dos objetivos do governo do Estado na área rural.
O II Circuito Gastronômico será realziado até domingo em 25 restaurantes de Belém ligados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O menu inclui pratos à base de cacau e chocolate criados especialmente para o festival, que depois farão parte do cardápio da casa. Desta forma, a gastronomia paraense incentiva o consumo do cacau (e seus derivados) como alimento funcional, por conter nutrientes que combatem doenças cardíacas, por exemplo, além de constituir uma excelente fonte de energia, ter propriedade antioxidante e ser um poderoso antidepressivo. Fonte: G1 Pará