Alessandra Lopes, professora em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Pará – UFPA, fala em entrevista, sobre pesquisas para melhoramento do cacau e do chocolate da Amazônia. Segundo ela, a Amazônia tem três estados de maior relevância na produção do cacau: Pará, Amazonas e Rondônia, sendo o Pará o maior produtor nacional. “Por isso a sua relevância em quantidade e também em relação ao cacau orgânico”, apontou.
De acordo com Alessandra, para o plantio do cacau não há necessidade de desmatamento e é possível fazer o plantio junto com outras árvores presentes.
“Você não precisa derrubar floresta pra poder plantar cacau”, afirmou.
A pesquisadora explica que o segredo para desenvolver um chocolate com maior impacto de sabor e de aroma está na fermentação feita de forma adequada. Para isso, são necessárias diversas pesquisas que descubram os microrganismos que desenvolvem todo esse processo. “O objetivo é manter o melhor da qualidade de cada região. A gente não quer vender um inóculo único para todos os produtores e isso gerar um único sabor. A gente quer valorizar o que tem de melhor daquela região”. fonte: Radios EBC
0 Comments
Cadê os estacionamentos que disseram que iriam ter 2000 vagas.
Esperamos que isso aconteça o mais rápido possível, pois chega de demoras.
Uma cidade linda como Ilhéus , merecia uma obra como esta ponte !
O que falta para esta cidade se tornar um destino turístico nacional e internacional ?
Reformar totalmente o aeroporto ! Cuidar melhor de seu centro histórico, das ruas, praças e das praias, principalmente, da sujeira, falta de higiene e mau cheiro que incomoda muito os turistas. .
Por isto que a maioria deles , prefere hospedar em Itacaré.
Depende da Vistoria técnica para emissão do habite se , para inaugurar a obra
E os pontos de rotatória tanto na curva do aeroporto quanto na Avenida Soares Lopes, vão ficar daquele jeito? Inclusive tem um banheiro quimico ali que eu acho que será permamente,
E os acabamentos do entorno? A limpeza do matagal que virou a praia? Os estacionamentos prometidos? Vai ficar a lambança que está?