O 3º Festival Internacional de Chocolate e Cacau da Amazônia, realizado junto com o 15º Flor Pará superaram todas as expectativas dos organizadores com sucesso de vendas, público e participação nos cursos e clínicas tecnológicas. Um público de aproximadamente 30 mil pessoas lotou a feira, que aconteceu entre os dias 17 a 20 de setembro, no Hangar, Centro de Convenções do Pará, e foi contabilizado pelos expositores, uma média de R$ 6 milhões em vendas.
O festival deste ano cumpriu os objetivos e demonstrou a evolução dos produtores de flores, cacau e chocolate, de acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes: “O aumento do número de marcas de chocolate paraenses de um, para cinco, em um período de apenas quatro anos, e o lançamento de novas espécies de flores atestam a profissionalização desses setores e o avanço da verticalização das cadeias produtivas, que agregaram valor à produção regional”, comemorou.
“A qualidade, embalagens e apresentação dos produtos estão melhores a cada ano, possibilitando aos produtores o ingresso em novos mercados”, observou Marco Lessa, organizador do evento.
O festival encerrou com a entrega do certificado de participação aos expositores e a festa de 15 anos do Flor Pará. Considerada a principal vitrine do setor, a exposição teve sua primeira edição realizada em 2002, com o objetivo de divulgar, comercializar e qualificar a produção.
*Mercado do Cacau viajou a convite do evento