Gabriela de chocolate encanta visitantes no Chocolat Festival em Ilhéus

Um dos mais celebrados romances do escritor grapiúna Jorge Amado, ´Gabriela Cravo e Canela`, traduzido para trinta idiomas e roteirado para a televisão e cinema, na pele da monumental atriz Sonia Braga, serviu de inspiração para o Chocolat Festival Bahia, realizado em Ilhéus.
Gabriela, a mítica personagem que dá título ao livro, enfeitiçou Nacib, colocou os homens de joelhos no não menos mítico Bar Vesúvio, e que ainda hoje habita o imaginário dos ilheenses e dos milhares de turistas que visitam a cidade, acabou se convertendo num dos novos encantos das Terras do Cacau: o chocolate. Durante os quatro dias do festival, o artista Léo Vilela esculpiu uma Gabriela com cerca de 200 quilos de chocolate de origem. Um trabalho que pode ser acompanhado de perto pelas pessoas que estiveram no evento. Um símbolo de Ilhéus elevado à categoria de arte pelas mãos de Léo.
No domingo, último dia do festival, a imensa e atraente Gabriela, sem cravo e canela, mas com o delicioso chocolate sulbaiano, arrancou suspiros de admiração e desejo. Na dimensão eterna em que habita, Jorge deve ter Amado a sua Gabriela de Chocolate. “Ela nasceu assim, ela sempre foi assim e agora ela é de chocolate, num processo criativo inspirado na magia de Jorge Amado. Estou muito feliz com o resultado”, afirma Léo Vilela. “Uma obra artesanal feita totalmente de chocolate, que é uma homenagem a essa região tão maravilhosa e a esse festival que tive o orgulho de participar. Viva Gabriela, viva o Chocolat Bahia”, disse Léo.
Num gesto de solidariedade, a Gabriela de Chocolate está sendo destinada a crianças que poderão apreciar um produto que, além de delicioso, está transformando Ilhéus na Capital Brasileira do Chocolate de Origem. Entre as instituições beneficiadas estão Fé e Alegria, APAE, Casa de Acolhimento Renascer, Creche Novo Céu e crianças carentes do Banco da Vitória, Dom Bosco e Daniel Rebouças. Realizado no Centro de Convenções de Ilhéus pelo empreendedor Marco Lessa, da MVU, com o apoio do Governo da Bahia, o Chocolat Festival reuniu cerca de 260 expositores, mais de 500 marcas de produtos, com cerca de 200 produtores de chocolate de origem, gerou R$ 20 milhões em negócios e atraiu 80 mil visitantes.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário