A Gallette Chocolates (@gallettechocolotes) completa 12 anos de história em 22 de outubro e, para celebrar, a marca lança para seus clientes uma caixa com seus produtos premiados, em edição limitada. Além disso, os clientes também poderão saborear bolos exclusivos desenvolvidos em uma collab com a confeitaria Made by Nina (@madebyninadoceria). Os produtos estarão à venda nas duas lojas da marca, em Santana e Pinheiros, entre os dias 20 de outubro e 11 de novembro.
A caixa de chocolates da Gallette foi especialmente preparada para contar a história da marca por meio dos seus melhores e premiados chocolates. A seleção é um retrato do trabalho que deu certo e encantou os mais diversos paladares. “Estabelecemos vínculos duradouros com fornecedores, clientes e conseguimos levar o sabor do cacau brasileiro mundo afora”, diz a fundadora e CEO da empresa, Gislaine Gallette.
A história em forma de caixa vai trazer o Bombom de Queijo premiado pela “Academy of Chocolate” em Londres; o Bombom de Jabuticaba premiado pela “Academy of Chocolate” em Londres e pelo “International Chocolate Awards” em Nova Iorque; o Pé de Moleque Supremo de Castanha-do-Pará e o Pé de Moleque Supremo de Macadâmia e Coco Queimado, ambos premiados pelo “Chocolate Alliance” em Seattle; a Barra 70% Cacau com Cupuaçu premiada pelo “International Chocolate Awards” em Nova Iorque e as Barras de Chocolate 70% Cacau, 40% Cacau ao Leite e 56% Cacau premiadas pelo “Prêmio Bean to Bar Brasil”.
Já a Made by Nina vai apresentar bolos feitos com chocolates da Gallette, mostrando que os produtos da marca podem ir além e ampliar os sabores e sentidos. A confeitaria Made by Nina produz bolos e doces artesanalmente desde 2011 em sua loja no Campo Belo, em São Paulo, levando a seus clientes produtos sem conservantes ou essências artificiais. Para a Gallette, Nina desenvolveu três bolos diferenciados.
O primeiro é um Devil’s Cake com chocolate bean to bar ao leite com 40% cacau e chocolate bean to bar ao leite com 56% cacau da Gallette. O segundo é um Red Velvet com recheio cremoso de jabuticaba, preparado com ganache do bombom de jabuticaba da Gallette, o produto mais famoso da marca. A terceira opção é um Bolo de Baunilha, que trará um dos recheios mais pedidos entre os produtos Gallette: a perfeita combinação de mel com lavanda, nozes e avelãs. A confeitaria Made by Nina foi escolhida pela Gallette pela sua qualidade e reconhecimento no mercado.
Com essas surpresas, a Gallette Chocolates quer trazer seus clientes para sua celebração, um momento para festejar uma história que começou em 2002, mas só se tornou realidade em 2011.
Do mercado financeiro para o mundo dos chocolates
O primeiro plano de negócios da Gallette Chocolates surgiu em 2002, quando a engenheira Gislaine Gallette, até então executiva em um banco, cursava um MBA em Marketing na USP. Neste período, o sonho de uma empresa de chocolates artesanais saiu da cabeça para o papel na forma de um trabalho de conclusão de curso.
“Minha grande inspiração foi a paixão pelo chocolate e a crença de que um negócio poderia ajudar na construção de um mundo melhor. Saborear um bom chocolate, para mim, deveria ser uma experiência prazerosa para o paladar, correta para as pessoas e responsável com o planeta”, explica Gislaine Gallete, fundadora e CEO da marca.
Com a ideia no papel, Gislaine começou a estudar mais sobre toda a cadeia de produção do chocolate durante os anos seguintes e depois de algum tempo tomou a decisão de empreender. “Deixei minha carreira no banco e utilizei minhas economias para me aperfeiçoar e montar a fábrica. Fui à Bélgica para um importante centro de formação e voltei para o Brasil com mais conhecimento e mais segura das técnicas de produção do chocolate. De chocólatra e curiosa, pouco a pouco, me transformava em chocolateira”, conta a fundadora da Gallette.
Em 2011, a Gallette saiu do papel e se transformou em realidade. A empresa surgia como uma marca de chocolates finos, com produtos elaborados artesanalmente com os melhores ingredientes para assegurar a qualidade. “Investi no ponto, adquiri ferramentas de trabalho, equipamentos e contratei minha primeira funcionária, Maria, que está comigo até hoje”, conta Gislaine.
Ao longo dos anos, a marca foi moldando a sua maneira de produzir chocolate. Inicialmente, a Gallette usava chocolate belga, colombiano e também matérias-primas nacionais na fabricação de seus produtos. Em 2016, no entanto, a empresa desenvolveu seu primeiro chocolate bean to bar (do grão à barra), modelo de produção em que a companhia é responsável por todo o processo de fabricação do chocolate - incluindo a compra dos grãos de cacau de fazendas selecionadas, o processamento dos mesmos e a produção até o item final já embalado e pronto para a venda.
Em 2017, a Gallette trouxe o modelo bean to bar para o coração do seu negócio. A marca passou a investir numa cadeia produtiva muito mais responsável, negociando diretamente com os produtores de cacau fino da Bahia, e marcando o sabor do chocolate com uma receita exclusiva.
Hoje, além das duas lojas em São Paulo, a Gallette também distribui seus produtos em importantes empórios de vários estados do Brasil e exporta para os Estados Unidos.