Um porta-voz da pequena secretária de alimentação e agricultura, Dr. Owusu Afriyie Akoto apelou ao governo para aumentar imediatamente o preço do cacau para o produtor, afim de, evitar mais problemas econômicos para o país.
O pedido vem seguido da queda de 200 mil toneladas na produção de cacau em Gana, após o país ter vendido 900.000 toneladas, resultando em cerca de 600 milhões de dólares em receitas perdidas.
Em uma entrevista com o Dr. Akoto advertiu que o fracasso em aumentar o preço no produtor resultaria em novas quedas nos níveis de produção de cacau, o que poderia ter repercussões graves sobre o valor do cedi.
"Temos de aumentar os preços no produtor agora, nós não temos que esperar por outubro para aumentar o preço de abertura para o período de 2015 – 2016. Já vendemos o nosso cacau por algo próximo a 2000,000 toneladas métricas que está sendo rolado para próximo ano. Se a produção não subir no próximo ano ou se repetirmos a safra atual, então estamos em apuros ‘
Dr. Akoto, que também é membro do parlamento pelo círculo eleitoral Kwadaso, disse que os preços do produtor estão congelados a três anos e o fator, não só levou a queda acentuada nos níveis de produção, mas também um aumento no contrabando de cacau para os países vizinhos.
"Há uma enorme tráfico acontecendo ao longo das fronteiras da Costa do Marfim e Togo, porque a diferença de preço é um inimigo muito atraente de quem se envolve neste tipo de comércio ilegal.
Você não pode segurar o preço de cacau dos agricultores durante três anos, quando os preços mundiais estão subindo em detrimento dos agricultores e ainda esperar que eles entreguem o melhor produto e em grandes quantidades, como é exatamente o que acontece", disse. Fonte: Citifmonline.com