Gana e Costa do Marfim devem colher maiores benefícios do cacau

O presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo revelou que Gana e Costa do Marfim concordaram em coordenar suas políticas no setor de cacau para garantir que os dois países, responsáveis pela produção de 65% do cacau mundial, obtenham maiores benefícios do setor do que o que ambos desfrutam atualmente.
Dirigindo-se aos participantes de um jantar oficial em homenagem ao presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, o presidente Akufo Addo disse que a proposta de coordenação das políticas entre os dois países da África Ocidental ajudará a proteger melhor os seus agricultores e a garantir uma melhor remuneração financeira para eles.
“Sendo os dois maiores produtores de cacau, Gana e Costa do Marfim começaram a cooperar para garantir que não continuemos a ser vítimas de uma indústria global de cacau que depende do trabalho de nossos agricultores”, afirmou o presidente.

Ganhos conjuntos
O presidente Akufo Addo lamentou os baixos ganhos do cacau que Gana e Costa do Marfim recebem no momento, apesar de os dois países serem líderes mundiais na produção.
“Vale ressaltar novamente nesta ocasião que, em 2015, os nossos dois países obtiveram a partir de nossa produção, que representava 65% da produção mundial de cacau, cerca de US$ 5,75 bilhões em um momento em que o mercado global de chocolate valia cerca de US$ 100 bilhões. Isso significava que nossos agricultores obtiveram 5,75% da cadeia de valor global da indústria. Esta é uma injustiça que não pode e não deve continuar”, disse o presidente.
Para este fim, o presidente Akufo Addo disse que Gana e Costa do Marfim concordaram em trabalhar juntos para liderar a corporação técnica e política entre os dois países que promoverão o interesse dos agricultores.
O presidente Ouattara, por sua vez, assegurou que ele e seu governo estão prontos para fazer negócios com Gana em todas as formas possíveis de obter todos os benefícios da indústria global de cacau.
Fonte: starrfmonline.com

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *