Gana reduz a previsão da colheita de cacau de 2024-25 devido a preocupações com o clima

Gana cortou sua previsão de colheita de cacau pela segunda vez para a temporada que começou em setembro, o mais recente revés na oferta no segundo maior produtor do mundo que corre o risco de alimentar ainda mais uma alta de preços que atingiu chocolatiers e consumidores.

O país reduziu suas previsões para a temporada em 5% após recentes pesquisas de safra no local, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Isso sugeriria uma colheita de cerca de 617.500 toneladas, depois que o país já reduziu sua expectativa de safra em 20%, para 650.000 toneladas em agosto deste ano.

O clima mais quente do que o esperado e a falta de chuva são o motivo da revisão, disseram as pessoas, recusando-se a ser identificadas porque a informação é privada. Os ventos sazonais quentes e secos de Harrmattan, que se instalam de dezembro a fevereiro, também prejudicam as perspectivas de cacau, disseram eles.

Os preços dispararam no início deste ano, quando as colheitas fracas na África Ocidental – a principal região produtora – mergulharam o mundo em um terceiro déficit consecutivo de oferta. Após o resfriamento, o rali recentemente recuperou o ímpeto, pois o clima adverso ameaça ainda mais as fazendas de lá, limitando a chance de reconstruir os estoques globais já baixos.

Esta semana, os preços flertaram com um novo recorde de US $ 13.000 a tonelada em Nova York. A volatilidade do mercado foi ainda mais amplificada pela baixa atividade de negociação, com contratos em aberto agregados perto do nível mais baixo em mais de uma década.

No início desta semana, a Agência Meteorológica do Gana alertou para ondas de calor mais intensas no próximo ano.

“Estamos experimentando um aumento incomum nas temperaturas e é importante que o público tome as precauções necessárias para se manter saudável e hidratado”, disse Joshua Asamoah, meteorologista sênior, ao Adom News, com sede em Accra, esta semana.

Ainda assim, a colheita de Gana em 2024-25 seria melhor do que na temporada anterior. O país produziu 480.000 toneladas em 2023-24, de acordo com a Organização Internacional do Cacau.

Um porta-voz do Conselho de Cacau de Gana não respondeu a telefonemas e uma mensagem de texto pedindo comentários.

Fonte: bnnbloomberg

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

1 Comment

  1. Jouber silva da costa disse:

    QUEM SABE , FAZEREM UMA MATÉRIA SOBRE AS DIFICULDADES DA BAHIA ,: CLIMA PRAGAS , MAO DE OBRA E ENVELHECIMENTO DOS CACAUEIROS EM 2024…
    NA MESMA MATERIA QUAIS OS PROGNOSTICOS PARA 2025 ? INCLUIR EXPORTACAODE AMÊNDOAS? FINANCIAMENTOS ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *