Na noite da última sexta-feira, dia 24, o público conheceu os ganhadores da quinta edição do “Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade” numa cerimônia realizada na cidade de Ilhéus. Foram premiadas duas categorias: a varietal (uma única variedade genética de cacau) e mistura (blend de variedades), ficando para Rondônia o primeiro lugar nas duas categorias.
Na Categoria Varietal, o cacauicultor Deoclides Pires da Silva (Jaru – Rondônia) levou o título. E, na categoria Mistura o produtor Robson Tomaz de Castro Calandrelli (Nova União – Rondônia) foi o premiado. Ambos ganhadores, falaram com satisfação da participação e da importância de valorizar a produção com o prêmio. “É muita emoção ganhar esse título. É um trabalho em família que está sendo reconhecido e premiado e, a gente fica muito feliz”, destacou o produtor Robson.
Já o cacauicultor Deoclides Pires falou da satisfação em ter sido subido ao pódio pelo segundo ano consecutivo. “É a segunda vez que a gente ganha um título, na edição anterior fomos premiados em outra categoria e agora na categoria varietal, ficamos muito felizes porque é o resultado de um trabalho responsável e comprometido que vem sendo feito”, pontuou.
De acordo com os organizadores, essa edição, registrou número recorde de inscrições com 98 amostras oriundas de seis estados, sendo o Amazonas e o Tocantins estreantes na disputa pelo título de melhor amêndoa de cacau do país. Após a primeira fase de avaliação, 20 amostras foram classificadas para as etapas finais da competição.
O Concurso Nacional de Cacau Especial tem o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau no Brasil, divulgando o fruto a partir dos chocolates especiais e promovendo este segmento junto ao consumidor. Os prêmios desta edição somam R$ 60 mil. O montante será dividido entre primeiro, segundo e terceiro colocados nas duas categorias.
A premiação é uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau, patrocinada pela Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Mondelēz International – Cocoa Life, Nestlé – Cocoa Plan, SEBRAE, Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará (SEDAP-PA), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Cacau Show, Dengo Chocolates, GS1 Brasil, Sistema FAEB/SENAR-BA, Harald Chocolates e Newe Seguros. O Concurso é organizado e executado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), AIPC e Abicab.
*Bahia ficou entre os campões*
A única premiada do Estado foi a Marina Paraíso (Ilhéus), que ficou como terceira colocada na categoria varietal, e diante da importância da região no cenário produtor de cacau, celebrou a posição entre os melhores do ano. “É com muito orgulho que representamos a Bahia no pódio do concurso de 2023. Esse prêmio é fruto de muitos anos de dedicação e propósito, fazendo cacau de qualidade na Cabruca, um modelo sustentável de cultivo. Esse resultado representa muitos colaboradores e famílias que caminham juntos em direção a nosso sonho. A Agrícola Condurú produz e continuará produzindo cacau de qualidade, com a certeza de que mais e mais prêmios virão.
Conheça os ganhadores de cada categoria:
*CATEGORIA MISTURA*
1° lugar: Robson Tomaz de Castro Calandrelli (Nova União – Rondônia)
2° lugar: Francisco Pereira Cruz (Novo Repartimento-PA)
3° lugar: João Rios de Sousa (Novo Repartimento-PA)
*CATEGORIA VARIETAL*
1° lugar: Deoclides Pires da Silva (Jaru – Rondônia)
2° lugar: Leonardo Silva Vieira (Medicilândia-PA)
3° lugar: Marina Paraíso (Ilhéus)
Fonte: Mercado do Cacau
Créditos: Ana Lee/Divulgação Concurso Nacional de Cacau Especial
6 Comments
Bom dia!
Desde já agradeço a oportunidade de análise do meu curriculum para uma possível vaga.
Estarei enviando através do site.
Atenciosamente,
Cátia Melo de Sá
Olá tenho interesse em trabalhar para essa empresa!
Tô precisando muito, já trabalhei como ajudante de cozinha, serviço gerais,o que vier eu estou pronta pra fazer
Gostaria de uma vaga de camareira,tenho experiencia na área,fui prestadora de serviço,no cetor de governança no hotel Transamerica de 2015 á 2019!tenho certificado de Camareira e auxiliar de cozinha do HT.Des de ja agradeço!
Espero ter a chance de mostrar os meus conhecimentos e aprimorar cada vez mais com vocês
Estou desempregado e preciso de trabalhar ja fiz parte do grupo de jardinagem no ano 2014 se tiver alguma oportunidade estarei aqui ja trabalhei como auxiliar de carpinteiro