Governo da Bahia anuncia repasse de R$ 4,7 mi para agricultura

Na última semana, o governo da Bahia anunciou 24 convênios para o programa Pró-Semiárido, iniciativa que é cofinanciada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e visa reduzir a pobreza no meio rural. Parcerias entre o estado e associações comunitárias liberarão 4,7 milhões de reais para agricultores familiares, beneficiando 2.977 famílias dos 32 municípios cobertos pelo projeto.
Os novos programas de cooperação, implementados dentro do Pró-Semiárido, foram anunciados pelo próprio governador da Bahia, Rui Costa, durante visita à cidade de Jacobina. O projeto apoiado pelo FIDA é parte de um conjunto de ações do governo para combater a miséria e fortalecer as cadeias produtivas da agricultura familiar, como a fruticultura de espécies nativas, a apicultura, a caprinovinocultura e a bovinocultura de leite.
Gilmara Nascimento Conceição, presidente da Associação de Lagoa do Angico, em Campo Formoso, disse que o convênio assinado vai liberar recursos para a criação de caprinos e ovinos e para os quintais produtivos: “É a primeira vez que a nossa comunidade se beneficia com algum projeto. Somos de uma região de sequeiro e precisamos muito. Estamos empolgados. O projeto deixará as comunidades preparadas para conviver com o período de estiagem”.
Além de anunciar os marcos de cooperação, Costa entregou equipamentos — cinco tratores e implementos agrícolas, somando um investimento de mais 470 mil reais — para os municípios de Jacobina, Serrolândia, Ourolândia e Várzea Nova.
O Território de Identidade Piemonte Norte Itapicuru — que engloba as cidades de Antônio Gonçalves, Andorinha, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim — recebeu uma motoniveladora e uma escavadeira, para melhorar a mecanização dos trabalhos de preparo do solo, plantio e colheita dos agricultores familiares.
O Pró-Semiárido é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vincula à Secretaria estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
O secretário Jerônimo Rodrigues, da pasta, falou sobre a importância da agenda de entregas do governador. “É estratégica para a convivência com o semiárido porque trata da geração de trabalho e de renda, o que contribui para a convivência digna com essa região”, afirmou.
Fonte: ONU

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *