Em 2024, rede de cafeterias projeta crescimento de 40% no faturamento da operação brasileira. Em 2025, a meta é atingir 500 unidades franqueadas em todo o país
A Havanna, marca sinônimo de cafés, alfajores e o tradicional Dulce de Leche para os brasileiros que visitam a Argentina, anuncia a expansão de canais (varejo e atacado por meio de representantes) e a contratação de dois executivos: Alessandro Santoro como o novo Diretor Comercial e de Franquias e Cristiane Camargo como nova Gerente Nacional de Vendas de Atacado e Varejo. Os executivos trabalharão diretamente com Marcos Rothenberg, diretor-geral da companhia no país.
Com mais de 200 unidades no Brasil, a Havanna segue um plano de expansão acelerado no país. Somente em 2023, a companhia estima fechar com 55 novas lojas. Em 2024, a projeção da companhia é de crescimento de 40% no faturamento da operação brasileira e, em 2025, a meta é atingir a marca de 500 unidades franqueadas em todo o país.
Alessandro Santoro tem mais de 20 anos de experiência em gestão comercial e de operações, com passagem por grandes empresas dos segmentos de alimentação, varejo, franquias e serviços financeiros, incluindo Habib’s, Ragazzo, Hooters Brasil, Santander e Sofisa, principalmente em projetos de transformação digital.
O executivo destaca os seus novos desafios na rede, que no Brasil conta com lojas próprias e franquias. “A Havanna é um negócio de sucesso na Argentina e tem uma receptividade enorme dos brasileiros com o conceito de cafeterias. Vamos trabalhar para a ampliação nosso market share e expansão via franquias, com um time alinhado às diretrizes do negócio e com as tendências do segmento”, conta Alessandro Santoro, antecipando que, no primeiro trimestre de 2024, a marca lançará um novo formato de franquias.
Cristiane Camargo, nova Gerente Nacional de Vendas, nas frentes de atacado e varejo, também conta com mais de 20 anos de experiência na área comercial, trade marketing e merchandising, em grandes companhias do varejo e entretenimento, como Kobber, Feinkost Alimentos, Frooty, Paramount Home Entertainment, CarrefourSA e Pontofrio.
No novo desafio, a executiva atuará na gestão dos principais clientes key accounts do país, entre eles Carrefour, GPA e St. Marche. No canal de atacado, a Havanna crescerá por meio de representantes, e planeja compor uma equipe de 25 representantes e 40 distribuidores para atender mais de 5 mil pontos de venda. O investimento estimado é de R$ 15 milhões, com crescimento principalmente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste.
“A Havanna tem uma trajetória de sucesso no varejo nacional e chegou o momento de crescer no atacado por meio de representantes, formato que tem apresentado amplo espaço para expandir no país. Estamos programando investimentos em treinamento, comunicação e degustação para ampliar os resultados da companhia no próximo ano”, destaca Cristiane Camargo. Em 2024, a Havanna planeja faturar 45 milhões nesse canal.
A Havanna desembarcou em 2006 no Brasil, e desde então, segue formato de expansão principalmente por meio de franquias. No mundo, 2500 pontos de venda estão espalhados por 12 países.
Inovação – A marca acaba de inovar o portfólio brasileiro com o Alfajor Super Dulce de Leche, o primeiro produto sem glúten no Brasil. Em 2024, a Havanna também planeja lançar seu primeiro produto zero, o tradicional pote de Dulce de Leche.
Sobre a Havanna
Fundada em 1939 na Argentina, como uma fábrica de alfajores, a Havanna é uma rede de cafeteria referência em iguarias argentinas. Reconhecida por seu doce de leite e alfajores, a empresa está presente em 2500 pontos de venda em 12 países. No Brasil, a rede conta com mais de 200 unidades em operação, sendo a maior parte em modelo de franquia. Além dos produtos heroes, a marca trabalha com snacks; tabletes; panetones; empanadas e os deliciosos Havannets, cones recheados de doce de leite. A Havanna tem como missão ofertar conforto, acessibilidade, inovação e sabores que sejam fiéis aos seus principais pilares: alfajor, doce de leite e Argentina.
Fonte:Havanna