A produção de mudas é atividade antiga que assegura qualidade e contribui para o sucesso de uma implantação agrícola. São inúmeras as culturas que necessitam diretamente do cultivo de mudas, como o café, citros, frutíferas como a goiaba, manga, abacate, entre outras. Dentre estas o cacau no estado da Bahia merece destaque. Atualmente são poucos os viveiros registrados e com alta capacidade de produção, isso tem dificultado a tomada de decisão por parte de grandes investidores que sempre esbarram na produção de mudas em larga escala ou na baixa oferta de cultivares validados.
?O objetivo desse encontro é promover a discussão técnica sobre o estado da arte da produção de mudas de cacau na Bahia, mas trazendo um olhar nacional, fomentando a discussão qualificada sobre o uso de protocolos validados sobre os diferentes tipos de produção, as principais cultivares produzidas e sobre a logística de produção no estado. Também serão abordados temas relacionados à legislação e regulamentação. O evento tem como perspectiva a organização do segmento de viveiristas que apoiem a formatação de uma associação de produtores de mudas de cacau, no intuito de promover o desenvolvimento da cadeia e facilitar a transferência de tecnologia.
O evento será financiado pela ação CocoaAction Brasil, Projeto Cacau 2030 e realizado em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-BA) e Centro de Inovação do Cacau (CIC). O evento será realizado no Centro de Pesquisas do Cacau – CEPEC/CEPLAC, no dia 16 de maio de 2022.
Programação
08:00 – 08:30 | Abertura do evento: Boas-vindas aos participantes e agradecimentos aos parceiros.
Representante da CEPLAC – Lucimara Chiari
Representante da ADAB – Catarina
Representante da SFA-BA
Representante do CIC – Cristiano Villela
08:30 – 09:30 | Apresentação dos principais modelos de produção de mudas de cacau, relatos de experiências
09:30 – 10:00 | Apresentação da ADAB sobre os aspectos de fitossanidade na produção de mudas de cacau na Bahia.
10:00 – 10:15 | Intervalo
10:20 – 10:50 | Mapeamento dos principais viveiros do estado da Bahia e suas capacidades de produção e Apresentação das principais ações para registro da produção de mudas na Bahia. (SFA/BA).
10:50 – 11:30 | Atualização da Proposição de uma estruturação normativa para a produção de mudas de cacau no Brasil (IN CEPLAC/MAPA)
11:30 – 13:30 | Almoço
13:30 – 15:00 | Visita a área de produção de mudas ortotrópicas da CEPLAC
15:15 – 16:30 | Painel de discussão e proposição de uma associação de viveiristas: Apresentação de uma modelo de associação.
Fonte: Assessoria de Comunicação
0 Comments
Lamentável que as pessoas não colaboram com desenvolvimento da cidade,acho que deve ser para se alimentar
Lamentavel, e vergonhoso. Fico muito triste em ver nos dias de hoje pessoas se comportarrm dessa maneira. Se fosse em lugares com Leis mais rigorosas ,essas pessoas estariam respondendo por esses atos.