Provar a delícia nas fazendas de cacau é daquelas experiências ímpares a turistas
Dos coqueiros aos cacaueiros. A visita a Ilhéus, na Bahia, tem ganhado novo sabor. É o renascimento do chocolate brasileiro, que se aperfeiçoou com passeios, festivais, além de degustações.
Uma das novas atrações anunciadas na terra de Jorge Amado é a rota do chocolate, única no mundo. Embora o roteiro esteja em criação, hoje, é possível visitar as fazendas de cacau e caminhar entre os cacaueiros na mata Atlântica.
Há muitas fazendas com passeios gratuitos. Conheci a produção dos chocolates Mendoá, que mostra plantações, passa pelo controle de qualidade e acaba na embalagem manual. Claro que passa também pela etapa da degustação de chocolates com muito cacau, recheios de paçoca, pimenta ou gengibre. Delícias exóticas para se esbaldar sem pressa.
A marca foi uma das 30 a mostrar as delícias no Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, em julho, com mais de 10 mil visitantes.
Cacau faz Bahia sambar
Como ressalta Marco Lessa, dono da ChOr, da Chocolat e organizador do festival, o cacau passa pelo mesmo processo que viveram o vinho e a cerveja, com busca do produto prêmium.
Ele conta que Ilhéus criou um novo conceito na indústria, o do “chocolate de origem”, ou seja, plantado, colhido, embalado e vendido no mesmo lugar.
— Só aqui é possível acompanhar toda a produção até a venda. Muitos estrangeiros vêm buscar a amêndoa, e produtores exportam chocolate de primeiríssima qualidade.
Guilherme Moura, dono das fazendas e chocolate Costa Negro, é um dos empresários que festeja a reviravolta do cacau.
— Nosso diferencial é trabalhar com sabor. Hoje, o brasileiro consome barras de açúcar, sem respeito ao mínimo de 25% de cacau. Aqui, fazemos com até 100%, sem mão de obra escrava ou infantil como acontece na África.
Rota do chocolate
Como relata Lessa, os anos entre 1988 até 2008 foram terríveis. As fazendas de cacau foram atacadas pela praga vassoura de bruxa, que devastou plantações. Agora, cacaueiros ganharam fôlego com a leva de jovens empresários.
Ilhéus anuncia também a criação da rota do chocolate, com história e cultura. Turistas conhecerão em tour completo todo o ciclo do cacau, com visita a fazendas, plantações e industrialização. Veja matéria completa AQUI. Fonte: R7