Ilhéus é destaque entre melhores destinos para chocólatras

O chocolate começa com o cacau, e Ilhéus é considerada a capital brasileira do fruto. É um destino certo para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde a plantação do cacau até a hora de degustá-lo.
É da cidade baiana que sai boa parte da produção nacional do fruto, embora o período de bonança tenha ficado para trás na década de 1990, quando um fungo dizimou as plantações. No entanto, muitas fazendas conseguiram se reerguer e hoje abrem as portas para quem quer aprender mais sobre o chocolate, como a Riachuelo, uma das maiores; a Provisão, que data do século 19; e a Yrerê, também com mais de uma centena de anos.
Quem vai a Ilhéus pode aproveitar também para fazer uma hidratação facial com chocolate ou participar da Circuito Cacau Running, uma corrida que traz a cultura da região cacaueira para as ruas do município. É também possível visitar o povoado de Rio Branco, uma pequena cidade que floresceu ao redor da estação de trem de mesmo nome, mas que foi perdendo valor ao longo do século passado. Só restaram ruínas de um período próspero, e parte da cenografia usada para a filmagem da novela ‘Renascer’, nos anos 1990.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *