O jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, publicou reportagem no caderno de turismo “Viver Bem”, que aponta Ilhéus entre as sete cidades que produzem alguns dos melhores chocolates do mundo. Além disso, o município figura nas inspirações para o destino de férias de quem ama a iguaria.
Reportagem assinada pelo jornalista Guilherme Grandi assegura: “o chocolate começa com o cacau, e Ilhéus é considerada a capital brasileira do fruto”. E completa: “É um destino certo para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde a plantação do cacau até a hora de degustá-lo”.
O jornalista destaca que é da cidade baiana que sai boa parte da produção nacional do fruto. Embora o período de bonança tenha ficado para trás na década de 1990, quando um fungo dizimou as plantações.
“No entanto, muitas fazendas conseguiram se reerguer e hoje abrem as portas para quem quer aprender mais sobre o chocolate”, afirma. A matéria também destaca produções como as da Fazenda Riachuelo, uma das maiores, e a Provisão, que data do século 19.
O chão do cacau
As duas fazendas citadas na publicação integram o novo circuito gastronômico e cultural da Estrada do Cacau e do Chocolate. Tal roteiro está em formatação, numa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Ilhéus. O jornalista também destaca a Fazenda Yrerê, na rodovia Ilhéus-Itabuna, que promove durante todo o ano o turismo rural e tem mais de uma centena de anos.
0 Comments
As explicação dos cientistas vão arrumar a mais lógica na estudo deles muitos não acredita em Deus só que para mim as pessoas pode falar qualquer coisa eu não tenho nenhuma dúvida que seja a manifestação de Deus na Terra