A junção de fatores como, o aumento de rendimentos da população, mudança no estilo de vida e o crescimento da população jovem está transformando a Índia no mercado de chocolate que mais cresce no mundo.
Segundo o relatório de investimentos do banco francês Société Générale a previsão é que nos próximos cinco anos, os chocolateiros verão um crescimento em quatro mercados: Índia, México, China e Brasil.
Não apenas os emergentes indianos que consomem o chocolate do país, embora eles representem 80% das vendas no país, de acordo com um consultor do país, atraídos pelas ofertas e pela variedade dos doces, as áreas rurais do país está aumento o consumo do doce.
No geral, os gastos per-capita da Índia em confeitaria ainda é pequeno e isso significa que há muito espaço para crescimento no país.
Desde 1998, o maior fabricante de chocolate da Índia, Mondelez, introduziu pacotes de chocolate que custavam em média R$5, no intuito de convencer não só os usuários a consumirem e experimentarem os produtos, como também conseguir entrar nas áreas rurais, com rendas menores.
Mas na outra ponta do mercado, a mesma empresa, expandiu a gama de chocolates Premium para alcançar a clientela urbana, com opções internacionais e sofisticadas do doce.
De acordo com Prashant Peres, diretor de marketing (chocolates) da Mondelez na Índia, para acompanhar o crescimento da demanda no segmento Premium, a empresa introduziu novos produtos nos últimos meses.
A ideia de que o chocolate é destinado apenas para crianças também está mudando.
"Anteriormente chocolates foram predominantemente visto como um produto de confeitaria para crianças, que também limita o seu consumo. No entanto, o líder de mercado Mondelez concentrou-se no crescimento do consumo de chocolate por adultos, para presentear, bem como um consumo de comemoração em vez de doces tradicionais", disse Devangshu Dutta, chefe-executivo da Terceira Visão, uma empresa de consultoria de varejo.
A inciativa possibilitou outras empresas a oferecerem produtos de nicho para o mercado indiano, incluindo chocolates premium (como os de Ferrero Rocher) e produtos importados, disse Dutta
Em 2014, a empresa de vendas na Índia aumentou 76% ($ 160 milhões). Tais números têm atraído outras pessoas para participar mania de chocolate da Índia. Em março deste ano, a Mars International Índia, uma subsidiária da americana Mars Inc, anunciou que vai investir $ 159,000,000 em uma nova fábrica em Pune, em Maharashtra. A planta vai fazer marcas como Snickers e Galaxy.
Fatores como o aumento dos preços do cacau e falta de infraestrutura da cadeia de fornecimento na Índia não amorteceu o entusiasmo dos fabricantes de chocolate.
"A indústria de chocolate na Índia está crescendo em quase 20% a cada ano," MV Natarajan, gerente geral da Mars International Índia, disse em um comunicado, "e nós vemos isso como uma grande oportunidade de expandir nosso portfólio de chocolate no país nos próximos anos".
Para os fabricantes de chocolate da Índia e os amantes do chocolate, a diversão está apenas começando.