Um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo quer criar uma rota turística especial no município de Linhares, com foco na produção de cacau. A medida, de autoria do deputado Lucas Scaramussa (Podemos), têm o objetivo de fortalecer a produção do fruto no município.
A proposta de Scaramussa inclui a sede do município e os distritos de Povoação (via ES-248) e Regência (via ES-010) na rota em desenvolvimento. Conhecido por abrigar grandes plantações e até mesmo indústrias ligadas ao cacau, o município tem parte da economia local ligada ao cultivo da fruta. Para o parlamentar, o potencial turístico, no entanto, ainda não é explorado em sua totalidade.
A iniciativa busca preservar as tradições locais relacionadas ao cultivo, colheita e processamento do cacau, envolvendo também a herança cultural da região, que é responsável por cerca de 70% da produção do fruto no Espírito Santo.
Levantamentos feitos pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), revelam que somente em 2021 o cacau capixaba somou 11.544 toneladas, agregando R$ 162,5 milhões ao agronegócio capixaba, sendo cerca de 8 mil toneladas produzidas somente em Linhares.
Na justificativa do PL, o autor explica que a regulamentação dessa rota turística em lei ajuda a direcionar recursos para melhorias na infraestrutura local, como estradas, sinalização, saneamento e segurança.
“Tudo isso fortalece ainda mais o crescimento dessa atividade, novos arranjos de negócio e o fomento ao empreendedorismo derivado da cadeia do cacau”, afirma Scaramussa.
A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Turismo, Agricultura e Finanças. Posteriormente, o texto seguirá para votação no Plenário. Caso aprovada, a medida seguirá para sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).
Fonte:ESBRASIL
1 Comment
Uma incompetência com uma afirmativa estúpida. Uma gestão pra lá de irresponsável de descompromissada com a população e a história de Ilhéus. Somente um prefeito medíocre tem na equipe uma figura como essa. Parece que a limpeza não é responsabilidade da pasta dele. Serão 4 anos de padecimento.