Linhares pode ganhar Rota Turística do Cacau

Um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo quer criar uma rota turística especial no município de Linhares, com foco na produção de cacau. A medida, de autoria do deputado Lucas Scaramussa (Podemos), têm o objetivo de fortalecer a produção do fruto no município.

A proposta de Scaramussa inclui a sede do município e os distritos de Povoação (via ES-248) e Regência (via ES-010) na rota em desenvolvimento. Conhecido por abrigar grandes plantações e até mesmo indústrias ligadas ao cacau, o município tem parte da economia local ligada ao cultivo da fruta. Para o parlamentar, o potencial turístico, no entanto, ainda não é explorado em sua totalidade.

A iniciativa busca preservar as tradições locais relacionadas ao cultivo, colheita e processamento do cacau, envolvendo também a herança cultural da região, que é responsável por cerca de 70% da produção do fruto no Espírito Santo.

Levantamentos feitos pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), revelam que somente em 2021 o cacau capixaba somou 11.544 toneladas, agregando R$ 162,5 milhões ao agronegócio capixaba, sendo cerca de 8 mil toneladas produzidas somente em Linhares.

Na justificativa do PL, o autor explica que a regulamentação dessa rota turística em lei ajuda a direcionar recursos para melhorias na infraestrutura local, como estradas, sinalização, saneamento e segurança.

“Tudo isso fortalece ainda mais o crescimento dessa atividade, novos arranjos de negócio e o fomento ao empreendedorismo derivado da cadeia do cacau”, afirma Scaramussa.

A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Turismo, Agricultura e Finanças. Posteriormente, o texto seguirá para votação no Plenário. Caso aprovada, a medida seguirá para sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).

Fonte:ESBRASIL

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

1 Comment

  1. flavio disse:

    Uma incompetência com uma afirmativa estúpida. Uma gestão pra lá de irresponsável de descompromissada com a população e a história de Ilhéus. Somente um prefeito medíocre tem na equipe uma figura como essa. Parece que a limpeza não é responsabilidade da pasta dele. Serão 4 anos de padecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *