Livro Onde Cresce o Chocolate retrata a cadeia bean to bar desde o cultivo do cacau até a montagem do próprio negócio

Sete autoras da indústria do cacau especial e do chocolate tree e bean to bar do Brasil – todas mulheres – registram seus saberes num compêndio inédito no mercado; livro lança financiamento coletivo para ir à impressão.

Sete mulheres representantes e influentes na indústria do Cacau Especial e do Chocolate Tree e Bean to Bar do Brasil reúnem suas expertises e culturas acerca do assunto num livro escrito em seis capítulos, onde todas as fases da cadeia produtiva são contadas, desde o cultivo do cacau até a análise do atual mercado nacional e internacional com todos os setores envolvidos.

O livro “Onde Cresce o Chocolate” (128 págs.) é um projeto de registro dos saberes do ofício do chocolate Tree e Bean to Bar sob a gestão e o olhar femininos no Brasil. Chocolate Bean to Bar é aquele feito por um só responsável desde a amêndoa do cacau até as aplicações finalizadas do chocolate. No caso do Tree to Bar, é incluído na cadeia o cultivo do cacau pelos mesmos responsáveis que depois fabricarão o chocolate.

Os conceitos também envolvem ética, transparência, pureza de ingredientes, pagamento justo aos integrantes da indústria (fair trade), além de responsabilidade social e ambiental. Sendo o Brasil um país de origem tradicional de cacau, um livro sobre toda a cadeia produtiva desse chocolate sob o olhar feminino é de importância categórica.

A obra traz na contracapa depoimentos de personalidades da alimentação e do chocolate, como o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, que desenvolve projetos de sustentabilidade na gastronomia, e Greg D’Alesandre, sócio da marca americana de chocolate bean to bar Dandelion, além de Jaime Recena, presidente da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau e Amendoim).

Rodrigo Oliveira diz: “Atrair pessoas para o campo é um dos maiores desafios da atualidade e o cacau, com o seu valor real e histórico, tem o poder de catalisar esse movimento. Defendendo e valorizando o chocolate artesanal de qualidade, estamos apoiando famílias, negócios e comunidades que dependem do bem-estar da terra e de um sistema biodiverso e equilibrado para prosperar.”

Confira como o livro está dividido:
● Capítulo 1 – O Cacau
O Brasil como origem de Cacau Especial e a definição da importância da origem
rastreável de cacau para o chocolate, por Juliana Aquino e Claudia Gamba.
● Capítulo 2 – O Chocolate
A fabricação do Chocolate Bean to Bar, a partir das amêndoas de cacau, por Arcelia
Gallardo.
● Capítulo 3 – A Degustação
A degustação do chocolate com análise de aromas e sabores, por Zélia Frangioni.
● Capítulo 4 – A História
A história do cacau e do chocolate no mundo desde os primórdios, por Mariana
Bueno.
● Capítulo 5 – A Confeitaria

O chocolate Bean to Bar na confeitaria com receitas variadas, por Gislaine Gallette.
● Capítulo 6 – O Negócio
O empreendedorismo no setor do Chocolate Bean to Bar, por Luciana Monteiro.

O título traz ainda linha do tempo, com os marcos históricos do cacau e do chocolate especiais no Brasil, um guia de compras e dicas de leitura nas referências bibliográficas. Por se tratar de um projeto independente, o livro foi lançado para financiamento coletivo no Catarse, onde a campanha deve arrecadar o montante suficiente para o livro ir para a gráfica. A conta da campanha é: https://www.catarse.me/onde_cresce_o_chocolate. Para os apoiadores Catarse, o preço do livro é R$ 120; depois nas lojas, custará R$ 159,90. Dentre as recompensas destinadas nessa fase de financiamento, estão descontos em compras, degustação guiada de chocolates e visitas a fábricas de chocolate em São Paulo.

Quem são as autoras?

Arcelia Gallardo
Americana de origem mexicana, criou a marca Mission Chocolate em 2013. Trabalha com chocolate desde 2002, primeiro como educadora de chocolate na Le Cordon Bleu em Los Angeles, depois como confeiteira com sua loja na Califórnia, antes de se instalar em São Paulo em 2014. Já ganhou 60 prêmios nacionais e internacionais, incluindo reconhecimento pela marca trazer consciência para a cultura brasileira por meio dos chocolates.

Claudia Gamba
Formada em Economia e pós-graduada em Administração, começou a trabalhar com chocolate em 2015, ao lado do marido, Rogerio Kamei, baiano neto de produtor de cacau. Fundaram juntos em São Paulo, em 2015, uma das primeiras fábricas de chocolate tree to bar do Brasil, a Mestiço Chocolates. Em 2017, Claudia ajudou a fundar a Associação Bean to Bar Brasil. Sua marca reúne mais de 30 prêmios nacionais e internacionais.

Gislaine Gallette
Engenheira eletricista pós-graduada em Marketing, fundou a Gallette Chocolates em 2011 como uma marca de chocolates finos 100% comprometida com o desenvolvimento econômico sustentável. Foi a primeira empresa do mercado brasileiro a lançar uma linha com chocolate com certificação fair trade. Em 2016, aprendeu fazer seu próprio chocolate e, em 12 anos de atuação, já recebeu 27 prêmios nacionais e internacionais.

Juliana Aquino
Baiana filha de cacauicultor, profissionalizou como cantora até 2011. Em 2015, enveredou pela gastronomia na Universidade Anhembi-Morumbi em São Paulo e começou a revitalizar a fazenda do pai. Após consultoria do biólogo americano Dan O’Doherty, em 2016, a fazenda que abriga a origem Vale Potumujú passou a produzir cacau de alto padrão. Fundou a marca Baianí Chocolates, em São Paulo, que acumula mais de 20 prêmios.

Luciana Monteiro
Fundadora da Ara Cacao, empresa de consultoria em cacau e chocolates, é formada em Engenharia de Alimentos e é mestre em Tecnologia de Alimentos com ênfase em Chocolates. Atuou por mais de 10 anos em multinacionais do chocolate, na área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e hoje dá consultoria para futuros empreendedores que querem abrir suas fábricas de chocolate bean to bar.

Mariana Bueno de Andrade-Matos
Pesquisadora e professora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, atua na graduação em Lazer e Turismo e na Pós-Graduação em Turismo. Em sua pesquisa de doutorado, estudou a autenticidade em experiências de turismo cacaueiro no sul da Bahia. É fundadora e coordenadora do projeto de extensão Cacau e Cultura na USP, cujo conteúdo é compartilhado no instagram (@cacauecultura) desde 2017.

Zélia Frangioni
Engenheira, desenvolvedora de websites e designer gráfica, lançou em 2014 o primeiro blog brasileiro focado em chocolates, o Chocólatras Online (ChocolatrasOnline.com.br). É degustadora certificada pelo IICCT (International Institute of Chocolate and Cacao Tasting), de Londres, Nível 3, e pela Ecole Chocolat, do Canadá. Em 2017, lançou o Prêmio Bean to Bar Brasil, com cinco edições já realizadas e reconhecimento internacional.

Ficha técnica
Livro: Onde Cresce o Chocolate
Autoras: Arcelia Gallardo, Claudia Gamba, Gislaine Gallette, Juliana Aquino, Luciana
Monteiro, Mariana Bueno e Zélia Frangioni.
Edição: Ana Paula Boni
Projeto gráfico: Laura Ferreira
Foto de capa: Rogerio Kamei
Páginas: 128 páginas
Editora: Independente
Vendas online após o Catarse:
www.aracacao.com.br
www.instagram.com/chocolatrasonline.com.br
www.mesticochocolates.com
www.gallette.com.br
www.baiani.com.br
www.missionchocolate.com.br

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *