A Mars pretende utilizar a fazenda para aumentar as pesquisas em ciências da planta. A empresa já possui fazendas de pesquisa no Brasil e na Indonésia.
A empresa declarou, em comunicado, que a fazenda permitirá à empresa testar resultados em grande escala e beneficiar também os pequenos agricultores. “Isso vai ser bom para a Mars, bom para o setor do cacau e bom para o sustento dos agricultores de todo as regiões produtoras”, disse Andy Harner, vice-presidente do cacau e sustentabilidade mundial da Mars.
A propriedade adquirida tem 485 hectares dedicados ao cacau e outros 84 hectares de manga.
Cacau no Equador
O Equador é o maior produtor de cacau da América Latina e a quarto maior produtor mundial da commodity. Ele tem a maior produção de cacau fino em todo o mundo.
A organização Internacional do Cacau prevê que o Equador produzirá 230.000 toneladas de cacau na safra 2015/16, o que representa 5,5% da produção mundial, que está com a maior área concentrada na Costa do Marfim e Gana.
Mercado de chocolate
A Mars não está entre as três maiores empresas de confeitos e chocolate no Equador. A Nestlé detém uma quota de 24,1%, a empresa argentina Arcor tem 14,9% do mercado, enquanto a empresa local Universal Doces Industries tem 13,7%, de acordo com a Euromonitor International.
A Mars não tem atualmente nenhuma presença industrial no Equador. Seus escritórios mais próximos estão em Lima, Peru. Com informações da Confectionery