MDS propõe metas para execução de programa de aquisição de alimentos

Prefeituras de 53 cidades que aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) podem confirmar os limites e metas para a execução da modalidade de Compra com Doação Simultânea em 2015.

Na modalidade, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome repassa, por meio de convênios, recursos financeiros para estados e municípios e, por meio de Termo de Cooperação, recursos financeiros para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para confirmar o interesse em executar a modalidade, as prefeituras devem se manifestar em até 60 dias por meio da aceitação das metas apresentadas e do preenchimento das informações para a elaboração do plano operacional no Sistema Informatizado do Programa de Aquisição de Alimentos (SISPAA).

 

“Após o cadastramento do plano no sistema e sua aprovação pelo MDS, deverá ser elaborada uma proposta de participação na qual são cadastrados os agricultores, as entidades que receberão os produtos e os alimentos que serão adquiridos. Depois, os agricultores receberão os cartões bancários para que as operações de aquisição e distribuição de alimentos possam começar”, explicou a diretora de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do MDS, Denise Reif Kroeff.

 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai investir mais de R$ 24 milhões, o que beneficiará pelo menos 4,5 mil agricultores familiares em 13 estados.

 

Na Compra com Doação Simultânea, os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às entidades da rede socioassistencial e aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos).

 

Balanço

 

De acordo com dados recentes divulgados do Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS), um total de 388 mil agricultores comercializaram para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), sendo que 4 milhões de toneladas de produtos da agricultura familiar foram adquiridos e R$ 5,3 bilhões de recursos aplicados. Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *