A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, disse na última semana que os produtores rurais já utilizaram 45% dos R$ 156 bilhões previstos para o Plano Safra 2014/2015. Isso significa que mais da metade dos recursos ainda não foram usados.
Os recursos devem ser desembolsados até julho deste ano, em meio à sinalização de aperto nas contas pelo Palácio do Planalto para o ano. Ela disse que não espera que o governo reduza o volume de recursos para o Plano Safra 2015/2016, que deve ser anunciado em julho.
“Eu não vejo nenhuma ação do governo no setor que mais dá retorno e resultado”, disse. “Não vejo sinal de redução de recursos”, afirmou.
Kátia defendeu os ajustes fiscais do governo como necessários, após o governo limitar os gastos com despesas em 33% enquanto o Congresso Nacional não aprovar o Orçamento de 2015, o que ela estimou para ocorrer até março. “Essas medidas fiscais são boas para o Brasil e não há como ser boa para o Brasil e não ser para o agronegócio”, considerou.
A ministra espera um desempenho melhor do setor neste ano. “Acreditamos que o PIB do agronegócio em 2015 será melhor do que 2014?, disse, sem apresentar uma projeção.
Ela destaca o aumento na liberação de crédito rural no País. Segundo ela, o crédito cresceu 14% nos meses de julho a novembro, atingindo R$ 69,6 bilhões. “Os produtores estão tomando e investindo”, disse. Os dados de dezembro mostraram recuo na tomada de financiamentos. Fonte: Gazeta do Povo