Mondelēz Brasil celebra o Dia Mundial do Chocolate e impulsiona a categoria no país

Com estratégia focada em inovação, portfólio variado e execução certa no ponto de venda, a companhia contribui ativamente para o crescimento do setor, que já movimenta R$ 21 bilhões ao ano

Comemorado em 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate marca o crescimento expressivo da categoria no Brasil, quarto segmento mais relevante no varejo alimentar e que movimenta cerca de R$21 bilhões por ano, segundo pesquisa NIQ Monitor, realizada pela Nielsen em parceria com a Mondelēz. Dona de marcas icônicas como Lacta, Bis e Sonho de Valsa, a Mondelēz Brasil tem desempenhado um papel fundamental nesse avanço e abriga, em Curitiba, a maior planta industrial de chocolates da companhia no mundo.

Nos últimos quatro anos, a presença da categoria em lares saltou de 85% para 93%, e a frequência de consumo também aumentou, com 67% dos brasileiros consumindo chocolate ao menos uma vez por semana, conforme dados do Kantar WorldPanel, coletados pela Mondelēz. Esse avanço reflete não apenas o apelo do produto, mas também uma mudança no comportamento de consumo.

Apesar do crescimento robusto, ainda há uma grande oportunidade de desenvolvimento no ponto de venda. De acordo com o estudo da Nielsen, mesmo com 6% do market share, a categoria ocupa apenas 2,1% da área de exposição nas lojas. Como líder no mercado de snacks, a Mondelēz Brasil deu início a um movimento estratégico com varejistas para alavancar a categoria como um todo e não apenas das marcas da companhia, reforçando uma atuação consultiva e alinhada às necessidades dos clientes.

A estratégia, que abrange cerca de 35 varejistas, conta projetos de expansão de gôndola e reorganização de sortimento baseados em ocasiões de consumo, o que já gerou crescimento de vendas acima de 15% em alguns parceiros. O objetivo é transformar a experiência de compra e extrair todo o potencial da categoria.

“A Mondelēz Brasil tem sido uma das principais impulsionadoras do crescimento da categoria de chocolates no país. Nosso foco em inovação, desenvolvimento da categoria e entendimento do consumidor tem sido a chave para esse sucesso. Mas não só isso: é preciso trabalhar em conjunto com nossos parceiros, priorizando os objetivos de negócio de cada um para avançarmos”, comenta Patrícia Menezes, diretora de trade marketing da Mondelēz Brasil. “O Dia Mundial do Chocolate, além de uma data a ser celebrada, é um marco para reforçarmos nosso compromisso com a evolução contínua do mercado e com a experiência do consumidor”, conclui.

Universo das marcas

Em sintonia com a celebração do Dia Mundial do Chocolate, Lacta estreia a campanha nacional “Isso Pede um Lacta”. Estrelada por Selton Mello, a iniciativa visa posicionar a marca como a escolha ideal para transformar situações rotineiras em experiências de prazer e sabor, incentivando o consumo consciente do chocolate.

A campanha busca fazer com que Lacta seja a primeira marca que vem à mente dos consumidores brasileiros quando pensam em chocolate, aumentando sua presença nos momentos de consumo e gerando conversão. “Queremos que as pessoas lembrem de Lacta não só quando pensarem em chocolate, mas também nos momentos em que sentirem que dá para deixar aquela situação ainda melhor – seja para uma pausa, um alívio, um agrado, um afeto. Porque quando a vida pede mais leveza ou mais alegria, isso pede um Lacta”, afirma Flávia Arruda, gerente sênior de Marketing de Lacta.

O conceito criativo mostra que todos os tipos de situação do cotidiano, desde pequenas conquistas subestimadas até tensões da rotina compartilhada ou a continuação natural de uma refeição, “pedem um Lacta”, reforçando o chocolate como um conector em relações e um elemento que melhora a qualquer momento.

A campanha desdobra-se em fases de aquecimento, lançamento e sustentação, com o objetivo de crescer e melhorar o engajamento de consumo do consumidor. A Mondelēz Brasil, através de Lacta, reafirma seu papel em tornar o chocolate parte da rotina das pessoas, celebrando não apenas os grandes marcos, mas também as vitórias cotidianas com o sabor e a cremosidade inconfundíveis da marca.

 

Sobre a Mondelēz International no Brasil

A Mondelēz International, Inc. (NASDAQ: MDLZ) tem como propósito “Empower People to Snack Right”, ou seja, empoderar os consumidores a escolherem snacks do jeito certo, em aproximadamente 150 países ao redor do mundo. Com receita líquida de cerca de US$ 36,4 bilhões em 2024, a empresa está liderando o futuro de snacks com marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Trident, entre outras. A Mondelēz International se orgulha por ter sido certificada, pela GPTW, como um dos Melhores Lugares para se trabalhar no Brasil em 2024, e por ser uma das Empresas Mais Atrativas para Estudantes. A companhia possui compromissos sólidos com diversidade, equidade, inclusão e sustentabilidade. É integrante do MOVER- Movimento pela Equidade Racial, destaque pela ONG Will por valorizar e promover a liderança feminina, reconhecida com o Selo Sim à Igualdade Racial do ID_BR, além de fazer parte do Pacto Global ONU. A companhia tem compromissos globais de sustentabilidade para impactar positivamente a comunidade em que atua.

 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *