A Mondelez International, controladora de marcas como Cadbury e Toblerone, superou as estimativas de Wall Street para os lucros do primeiro trimestre, beneficiando-se de sucessivos aumentos de preços e da introdução de novos produtos no mercado.
A empresa reportou lucro ajustado de 74 centavos de dólar por ação no trimestre encerrado em 31 de março, superando a estimativa média de 66 centavos por ação, conforme dados da LSEG. O desempenho positivo ocorre em meio a um cenário de aumento nos custos de insumos, como o cacau, que teve forte alta em 2024.
Para mitigar esse impacto, a Mondelez realizou diversas rodadas de reajustes de preços nos últimos trimestres. No período mais recente, os preços subiram 6,6 pontos percentuais, embora os volumes tenham recuado 3,5 pontos percentuais — sinalizando um consumo mais seletivo por parte dos clientes diante dos preços mais elevados.
Apesar da queda no volume, a receita líquida da companhia cresceu 0,2%, totalizando US$ 9,31 bilhões. O número ficou ligeiramente abaixo das expectativas dos analistas, que previam US$ 9,33 bilhões.
A companhia também vem apostando em lançamentos estratégicos, como a nova linha “Glow Ups” do doce Sour Patch Kids, além de campanhas promocionais e investimentos em publicidade, como forma de manter a atratividade da marca em um mercado altamente competitivo.
“Nossos preços e desempenho das ações no primeiro trimestre, juntamente com a força global de nossas categorias, nos dão confiança contínua em nossas perspectivas para o ano inteiro”, afirmou Dirk Van de Put, CEO da Mondelez.
A empresa reafirmou sua previsão anual, que inclui um crescimento orgânico da receita líquida de cerca de 5% e uma queda de 10% no lucro ajustado. A projeção, no entanto, não leva em conta possíveis mudanças em tarifas comerciais ao longo do ano.
Fonte: mercadodocacau com informações reuters