A movimentação de cargas nos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus atingiu, em 2014, 11,3 milhões de toneladas um crescimento de 11,4% em relação ao ano anterior. O destaque ficou para o Porto de Salvador, que movimentou 4,3 milhões de toneladas em 2014, quase 10% a mais que em 2013, e que vem ampliando sua participação entre os chamados portos públicos.
Em 2010, por exemplo, o Porto de Salvador representava 36,9% da movimentação total dos três portos (Aratu, Salvador e Ilhéus) elevando essa participação para 38% em 2014. No mesmo período, o Porto de Aratu reduziu sua participação na movimentação total dos três portos públicos de 60,8% para 56,7%.
O crescimento da movimentação no terminal de contêineres de Salvador pode ser explicado pelos novos investimentos e pela diversificação das cargas. Em 2014, o terminal exportou 52% da produção de frutas do Vale do São Francisco e este ano vai exportar também a safra de algodão do Oeste do Estado.
Em 2014, o Porto de Aratu, movimentou 6,4 milhões de toneladas, um crescimento de 11,5%, em relação a 2014, mas essa movimentação ainda representa metade da movimentação do Porto de Suape, o maior do Nordeste, embora a economia pernambucana seja apenas a terceira maior da região e a Bahia seja responsável por mais de 50% das exportações regionais.
A movimentação de contêineres no Porto de Suape também é maior do que a verificada em Salvador. A movimentação de cargas em Suape foi superior a 13 milhòes de toneladas, bem mais que os portos baianos somados.
O Porto de Ilhéus, por seu turno, vem ampliando sua movimentação de cargas, que atingiu 506 mil toneladas, em 2014, um crescimento de 27,8%. O crescimento na movimentação de cargas em Ilhéus deve-se a exportação da safra de grãos do Tocantins, Goiás e do Oeste Baiano, com um embarque de 200 mil toneladas em 2014.
Embora esteja atrás de Pernambuco na movimentação de cargas nos portos públicos, se for contabilizado a movimentação nos terminais de uso privado (TUPs), a Bahia assume com folga a liderança na região.
Os terminais de uso privado (TUPs) movimentaram 40 milhões de toneladas, um crescimento de 10%, em relação 2013. Os dados são da Codeba – Companhia de Docas do Estado da Bahia. Fonte: Bahia Econômica