O projeto Rota do Cacau da Amazônia, representado por Eunice Gutzeit, proprietária da Fazenda Panorama localizada em Uruará-Pa, movimentou encontros com representantes da Presidência da República, Ministérios e Embaixadores de países representativos em Brasília.
Os encontros foram realizados no último dia 22-09. Na oportunidade, foram apresentados os projetos de turismo com sustentabilidade nas fazendas de cacau do Estado do Pará. Destaque para as exposições sobre a fabricação artesanal de chocolates, desenvolvida por produtores de cacau da Amazônia ao presidente da Embratur Gilson Machado. Uma outra abordagem importante, foi direcionada para inserção da Rota do Cacau no programa Famtour, projeto que será desenvolvido pela CODEVASF e MDR.
“O Agroturismo na Rota do Cacau será primordial na divulgação do nosso Cacau pelo Mundo! Precisamos dar o Destaque merecido para o Cacau Amazônico tão importante para Sustentabilidade da nossa região” comentou Eunice Gutzeit em reunião com o secretário de Floresta e desenvolvimento do Ministério do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que detalhou a plataforma digital “Floresta”, que trará mudanças positivas, gerando agregação de valor a quem preserva sobretudo a região Amazônica, convertendo o custo de manter o ambiente natural em incentivo monetário. O Programa dará uma estrutura básica a esse mercado voluntario de serviços ambientais, estabelecendo critérios mínimos de elegibilidade aos projetos , segurança jurídica aos pagadores e justa recompensa a quem protege os recursos naturais.
Fonte: mercadodocacau