O plantio ocorreu no dia 17 de Fevereiro de 2016, em uma área de 2.304 m², utilizando espaçamento entre covas de 3×3 metros, totalizando 176 mudas plantadas de seis cultivares diferentes, sendo elas BN34, PS1319, IPIRANGA1, PH9, SJ02, CCN51, mudas que foram cedidas pela CEPLAC, através de parceria firmada pela SEMAGRA e CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) buscando a divulgação dos benefícios da cultura para os produtores do município, bem como seu desenvolvimento.
Antecedendo ao plantio foram realizadas diversas etapas para o preparo da área a ser implantada a “lavoura vitrine”, como a limpeza do terreno, coleta de amostras de solo para devidas análises, balizamento e demarcação das covas, plantio de mandioca nas entrelinhas para sombreamento das mudas de cacau, capina da área, abertura das covas, plantio de banana em consorcio para sombreamento, e finalmente o plantio já com a adubação de preparo das covas e a realização de uma 2ª capina. A SEMAGRA contou com apoio da Casa do Cacau, que forneceu as mudas de mandioca e esterco para adubação.
O objetivo do plantio da “lavoura vitrine” de cacau é comparar características das cultivares plantadas como, resistência a pragas e doenças, precocidade da produção e a produtividade, além de fornecer material vegetativo para propagação da cultura, ou seja, hastes para posterior enxerto e treinamento aos produtores interessados.
O cacaueiro é uma planta estimulante, tropical, nativa das Américas, e de seus frutos se extraem sementes que, após sofrerem fermentação, transformam-se em amêndoas, das quais são produzidos o cacau em pó e a manteiga de cacau. A produtividade média do cacaueiro é de 1.200 a 1.500 kg, porém através da utilização de mudas clonais, é possível elevar essa produção. A cultura é uma excelente alternativa para a diversificação de produção e de renda aos pequenos produtores, pois em pequenas áreas é possível produzir grandes quantidades, e o manejo é simples. O preço atual do cacau gira em torno de R$ 7,00/kg das amêndoas secas, porém há muitas opções para beneficiamento da produção, como fabriquetas de chocolates, trufas, etc.. Possibilitando a implantação de agroindústrias familiares, colaborando com o incremento da renda das famílias do campo, e também com o desenvolvimento local. Fontre: Rondonia Dinamica