‘Não se pode falar ainda em cacau 100% sustentável’, dizem CEOs da Dengo.

A Dengo não tem ainda o cacau mais sustentável do mundo. Não por falta de disposição — a chocolateria já nasceu buscando este objetivo lá em 2017. Mas a jornada é longa, explicam Estevan Sartoreli e Tulio Landin, co-CEOs da empresa. A poucos dias da Páscoa, os executivos receberam o UOL na loja conceito da marca na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, e detalharam como o modelo de negócio focado em valores de sustentabilidade e em renda digna têm permitido sua expansão.

Quem é a Dengo

A Dengo é uma marca de chocolates premium criada em 2017 por Guilherme Leal, cofundador da Natura. A empresa não abre quanto produz, lucro ou número de vendas.

São 38 lojas no Brasil e mais duas em Paris, na França — que foi o “laboratório de testes” para a expansão internacionalOutras duas devem ser inauguradas ainda este ano na França, e enquanto isso, outros países da Europa estão sendo mapeados, além do mercado norte-americano.

Para 2025, a companhia pretende inaugurar uma nova planta fabril, que deve aumentar a capacidade de produção em 5 vezes. O local ainda não foi revelado. A atual planta produtiva, que fica em Santo Amaro, zona Sul de São Paulo, está chegando “no limite”, já que a ideia é abrir entre 20 e 40 lojas no ano.

Ela ainda não atingiu um ponto de equilíbrio entre custos e receita, o chamado breakeven. Ou seja, ainda perde dinheiro. Isso pode mudar neste ano ou no próximo. Para chegar nesse ponto, Tulio Landin diz que quanto mais a empresa crescer e der lucro, mais é possível distribuir. “Esse ano, a gente subiu o número de produtores em 25%, e aumentou o percentual de produtores com renda digna. Isso só acontece porque tem um negócio que está robusto, que cresce, que gera caixa”.

A empresa já nasceu com uma agenda ESG (Environmental, Social and Governance) muito forte. A sustentabilidade de toda a cadeia, incluindo fazer um produto de qualidade, com menos açúcar e pagando uma renda digna ao produtor de cacau, é essencial para os CEOs da marca.

A Dengo possui mais de 100 produtos em seu portfólio de chocolates. Para a Páscoa, foram 31 lançamentos. A amplitude de preços é grande — uma caixinha com 70g de bombons pode ser comprada por 36,90, enquanto o ovo de Páscoa premium, feito com cacau amazônico, custa em torno de R$ 385.

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