O crescimento orgânico atingiu 8,7%, com precificação de 9,5% e crescimento real (RIG) de – 0,8%.
O crescimento foi amplo em todas as regiões e categorias.
As vendas totais reportadas aumentaram 1,6% para 46,3 bilhões de francos suíços (6M-2022: 45,6 bilhões de francos suíços). O câmbio diminuiu as vendas em 6,7%. As aquisições líquidas tiveram um impacto negativo de 0,4%.
A margem de lucro operacional subjacente (UTOP) foi de 17,1%, alta de 20 pontos-base na base reportada e 30 pontos-base nas moedas constantes. A margem de lucro operacional (TOP) aumentou 120 pontos-base para 15,9% na base reportada, refletindo itens não recorrentes no ano anterior.
O lucro subjacente por ação aumentou 11,1% nas moedas constantes e aumentou 4,1% na base reportada para 2,43 francos suíços. O lucro por ação aumentou 10,6% para 2,13 francos suíços na base reportada.
O fluxo de caixa livre aumentou 1,9 bilhão de francos suíços para 3,4 bilhões de francos suíços, refletindo principalmente níveis de estoque mais baixos.
Perspectivas para o ano de 2023 atualizadas: estamos direcionando, cada vez mais, o crescimento das vendas orgânicas para uma faixa de 7% a 8%. Espera-se que a margem de lucro operacional subjacente permaneça entre 17,0% e 17,5%. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%.
Julho, 2023 – Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou: “Continuamos dando prosseguimento às nossas prioridades estratégicas com disciplina e foco em um ambiente de consumo em rápida evolução. Com base no forte desempenho do primeiro semestre do ano, atualizamos nossa perspectiva de crescimento das vendas orgânicas para 2023. O consumo doméstico pós-COVID está normalizado, removendo um empecilho ao crescimento de algumas de nossas categorias. Os canais fora de casa continuam a ter forte impulso de crescimento.
No restante do ano, estamos confiantes de que entregaremos uma combinação positiva de volume e mix, uma melhora da margem bruta e um aumento significativo nos investimentos em marketing. Combinados com a gestão e otimização contínuas do nosso portfólio, bem como com a implementação contínua de nossas iniciativas de sustentabilidade, estamos bem posicionados para crescer e gerar valor para nossos stakeholders”.
Resultados do grupo
Vendas do grupo
O crescimento orgânico foi de 8,7%. A precificação foi de 9,5%, refletindo o impacto da inflação de custos nos últimos dois anos. O crescimento real (RIG) foi de -0,8%, com impacto negativo de cerca de 60 pontos-base das ações de otimização do portfólio. Restrições de capacidade remanescentes também limitaram o RIG. No geral, a elasticidade da demanda foi limitada no contexto de ações de precificação.
O crescimento foi amplo na maioria das regiões e categorias. Nos mercados desenvolvidos, o crescimento orgânico foi de 8,0%, liderado pela precificação com RIG negativo. Nos mercados emergentes, o crescimento orgânico foi de 9,6%, impulsionado por precificação e RIG estável.
Por categoria de produto, Purina PetCare foi o maior contribuidor para o crescimento orgânico, com forte impulso nas ofertas de produtos úmidos e secos. Purina ONE, Purina Pro Plan e Friskies registraram crescimento de dois dígitos. Café teve alto crescimento de um dígito, com vendas positivas em todas as marcas e recuperação contínua nos canais fora de casa. Nutrição Infantil registrou crescimento de dois dígitos, com contribuições amplas das marcas e regiões geográficas. Produtos Lácteos reportou crescimento de um dígito, com forte demanda por coffee creamers e leites fortificados acessíveis. Confectionery registrou crescimento de dois dígitos, impulsionado pelo forte desenvolvimento das vendas de KitKat. Pratos prontos e produtos culinários registraram crescimento de um dígito liderado por Maggi. Nestlé Health Science registrou crescimento de um dígito, com o retorno ao crescimento positivo de vitaminas, minerais e suplementos no segundo trimestre, liderado por Garden of Life e Pure Encapsulations. Apesar das restrições temporárias de capacidade da Perrier, o setor de águas apresentou crescimento de um dígito liderado por S.Pellegrino e Acqua Panna.
Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo manteve-se robusto em 8,0%. As vendas do e-commerce cresceram 13,5%, atingindo 16,7% das vendas totais do Grupo. O crescimento orgânico dos canais fora de casa foi de 17,1%.
Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 0,4%, relacionados, em grande parte, com o desinvestimento da participação majoritária na Freshly, bem como com a alienação da marca de fórmula infantil Gerber Good Start. O impacto do câmbio nas vendas foi negativo em 6,7%, na sequência da apreciação generalizada do franco suíço. As vendas totais reportadas aumentaram 1,6% para 46,3 bilhões de francos suíços.
Lucro operacional subjacente
O lucro operacional subjacente aumentou 2,9% para 7,9 bilhões de francos suíços. A margem de lucro operacional subjacente atingiu 17,1%, um aumento de 20 pontos-base na base reportada e 30 pontos-base nas moedas constantes.
A margem bruta caiu 40 pontos-base para 45,6%, após uma inflação significativa das commodities e dos custos de embalagens, bem como de salários e remunerações. Precificação, eficiência de custos e otimização do portfólio ajudaram a compensar parcialmente o impacto da inflação de custos. Comparativamente com o segundo semestre de 2022, a margem bruta aumentou 110 pontos-base.
Os custos de distribuição como percentual das vendas diminuíram 50 pontos-base para 8,6% das vendas, principalmente como resultado dos custos menores de frete e energia.
As despesas com marketing e administração como percentual das vendas foram de 18,6%. Nessa rubrica, as despesas com propaganda e marketing representaram 7,1% das vendas, aumentando 50 pontos-base em relação ao segundo semestre de 2022. Nas moedas constantes, as despesas com publicidade e marketing aumentaram 7,5% em relação ao ano anterior.
Os outros itens líquidos de negociação caíram de 1,0 bilhão de francos suíços para 0,6 bilhão de francos suíços, refletindo itens não recorrentes no ano anterior, particularmente perdas de ativos. Como resultado, o lucro operacional aumentou 10,0% para 7,4 bilhões de francos suíços. A margem de lucro operacional atingiu 15,9%, um aumento de 120 pontos-base na base reportada e 130 pontos-base nas moedas constantes. Esse aumento reflete itens não recorrentes no ano anterior e uma margem de lucro operacional subjacente aprimorada no presente ano.
Despesas financeiras líquidas e Imposto de renda
As despesas financeiras líquidas aumentaram para 697 milhões de francos suíços. O custo médio da dívida líquida foi de 2,6% ante 1,9% no primeiro semestre de 2022.
A alíquota tributária reportada pelo Grupo caiu 90 pontos-base para 23,3% como resultado de itens não recorrentes. A alíquota tributária subjacente diminuiu 30 pontos-base para 20,6%, principalmente devido ao mix geográfico e de negócios.
Lucro líquido e lucro por ação
O lucro líquido aumentou 7,7% para 5,6 bilhões de francos suíços. A margem de lucro líquido aumentou 70 pontos-base para 12,2% na base reportada e 90 pontos-base nas moedas constantes. O aumento deveu-se principalmente a itens não recorrentes no exercício anterior. Como resultado, o lucro por ação aumentou 10,6% para 2,13 francos suíços na base reportada.
O lucro subjacente por ação aumentou 11,1% nas moedas constantes e 4,1% na base reportada para 2,43 francos suíços. O aumento resultou, principalmente, do forte crescimento orgânico e da melhoria da margem de lucro operacional subjacente. O programa de recompra de ações da Nestlé contribuiu com 1,4% para o aumento subjacente do lucro por ação, líquido de custos financeiros.
Fluxo de caixa
O caixa gerado pelas operações aumentou de 5,7 bilhões de francos suíços para 7,1 bilhões de francos suíços. O aumento deveu-se principalmente aos movimentos de capital de giro, especialmente aos níveis de estoque mais baixos. O fluxo de caixa livre aumentou de 1,5 bilhão de francos suíços para 3,4 bilhões de francos suíços, uma vez que os movimentos de capital de giro e os 643 milhões de francos suíços provenientes da alienação da participação na Prometheus Biosciences compensaram amplamente os gastos de capital mais altos.
Programa de recompra de ações
No primeiro semestre, o Grupo recomprou 2,4 bilhões de francos suíços de ações da Nestlé como parte do programa de recompra de ações de 20 bilhões de francos suíços de três anos, que começou em janeiro de 2022.
Dívida líquida
A dívida líquida aumentou para 55,6 bilhões de francos suíços em 30 de junho de 2023, em comparação com 48,2 bilhões de francos suíços em 31 de dezembro de 2022. O aumento refletiu em grande parte o pagamento de dividendos de 7,8 bilhões de francos suíços e recompra de ações de 2,6 bilhões de francos suíços.
Gestão de portfólio
A Nestlé e a empresa de private equity PAI Partners concordaram em estabelecer uma joint venture para o negócio de pizza congelada da Nestlé na Europa, criando um player dedicado em uma categoria competitiva e dinâmica. A Nestlé manterá uma participação minoritária com direitos iguais de voto ao lado da PAI Partners, mantendo seu investimento neste negócio e participando do crescimento futuro e da criação de valor da categoria. Espera-se que a transação esteja concluída em 1º de setembro de 2023, sujeita à aprovação das autoridades reguladoras.
A revisão estratégica do Palforzia, o tratamento para alergia ao amendoim, está progredindo, com várias opções sendo consideradas. No primeiro semestre de 2023, o negócio melhorou significativamente sua estrutura de custos e obteve algum progresso no desenvolvimento de vendas.
Zona América do Norte (NA)
10,0% de crescimento orgânico: –1,0% de RIG; 11,0% de precificação.
A margem de lucro operacional subjacente aumentou 21,6%, principalmente como resultado do desinvestimento da participação majoritária na Freshly e das ações de otimização do portfólio.
O crescimento orgânico foi de 10,0%, com precificação de 11,0%. O crescimento real (RIG) foi de -1,0%, refletindo ações de otimização do portfólio e restrições de capacidade, particularmente para Purina PetCare, Perrier e coffee creamers. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 2,1%, como resultado do desinvestimento da participação majoritária na Freshly, bem como da venda da marca de fórmula infantil Gerber Good Start. O câmbio teve impacto negativo de 4,4%. As vendas reportadas na Zona da América do Norte aumentaram 3,4%, para 12,6 bilhões de francos suíços.
A Zona América do Norte registrou crescimento amplo em todas as marcas e categorias, impulsionado pela precificação relacionada à inflação, mix favorável e impulso contínuo do e-commerce. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em pet food, refeições congeladas e café solúvel e porcionado.
Por categoria de produto, Purina PetCare foi a que mais contribuiu para o crescimento, com demanda ampla em segmentos e canais, principalmente o e-commerce. Purina ONE, Purina Pro Plan e Friskies tiveram forte crescimento de dois dígitos. A categoria de bebidas, incluindo produtos Starbucks, Coffee Mate e Nescafé, apresentou crescimento de um dígito. As vendas de soluções de Nestlé Professional e Starbucks fora de casa cresceram à forte taxa de dois dígitos, lideradas pela expansão da distribuição. Os alimentos infantis da Gerber registraram crescimento de um dígito com ganhos de participação de mercado liderados por lanches saudáveis. O crescimento em alimentos congelados foi estável, parcialmente impactado pela rápida desaceleração dos negócios de refeições congeladas e pizzas no Canadá, no segundo trimestre. As pizzas Stouffer’s, Jack’s e Tombstone registraram crescimento robusto com ganhos de participação de mercado. Os leites fortificados Nido registraram forte crescimento de dois dígitos, liderados pela expansão da distribuição. As vendas de água caíram ligeiramente, pois as restrições temporárias de capacidade da Perrier continuaram a superar o forte crescimento da S.Pellegrino e da Acqua Panna.
A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 280 pontos-base, principalmente como resultado do desinvestimento da participação majoritária na Freshly e das ações de otimização do portfólio. A precificação e a eficiência de custos também ajudaram a compensar a significativa inflação de custos.
Zona Europa (EUR)
8,9% de crescimento orgânico: –2,4% de RIG; 11,3% de precificação.
A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 70 pontos-base para 16,6%.
O crescimento orgânico foi de 8,9% com precificação de 11,3%. O crescimento real (RIG) foi de -2,4%, seguindo uma alta base de comparação nos últimos 2 anos e ações de otimização do portfólio. O câmbio impactou negativamente as vendas em 6,0%. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 0,9%. As vendas reportadas na Zona Europa aumentaram 2,0% para 9,5 bilhões de francos suíços.
O crescimento na Zona Europa foi sustentado pela precificação, forte desenvolvimento das vendas no e-commerce e impulso contínuo dos canais fora de casa. A Zona registrou ganhos de participação de mercado em Pet food, Confectionery e Nutrição Infantil.
Por categoria de produto, o principal contribuidor para o crescimento foi Purina PetCare, impulsionado por ofertas diferenciadas das marcas premium Felix, Gourmet e Purina ONE. Confectionery registrou alto crescimento de um dígito liderado por KitKat e produtos sazonais. Nestlé Professional registrou crescimento de dois dígitos. Café teve crescimento de um dígito, com impulso especial do café solúvel Nescafé e dos produtos Starbucks. Nutrição Infantil registrou alto crescimento de um dígito, com base no impulso contínuo das fórmulas infantis premium, particularmente NAN. Produtos Culinários registrou crescimento de um dígito, com o melhor desenvolvimento das vendas de Maggi e Thomy. As vendas de águas ficaram praticamente estáveis, já que o forte crescimento de S.Pellegrino e Acqua Panna foi impactado pelas restrições temporárias de capacidade da Perrier.
A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 70 pontos-base. A inflação significativa de custos superou a precificação e as eficiências de custo.
Zona Ásia, Oceania e África (AOA)
9,3% de crescimento orgânico: 0,1% de RIG; 9,2% de precificação.
A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 70 pontos-base para 22,8%.
O crescimento orgânico foi de 9,3%, com crescimento real (RIG) de 0,1%. A precificação aumentou 9,2%, com contribuições de base ampla de todas as regiões e categorias. O câmbio reduziu as vendas em 12,1%. As vendas reportadas na Zona AOA diminuíram 2,9% para 9,1 bilhões de francos suíços.
O crescimento na Zona AOA foi impulsionado pela precificação, impulso contínuo dos canais fora de casa e inovação. A Zona registrou ganhos de participação de mercado nas áreas de Café, Produtos Culinários e Confectionery.
O Sudeste Asiático registrou crescimento de um dígito, com forte desenvolvimento nas vendas de café, produtos culinários e nutrição infantil. O Sul da Ásia registrou forte crescimento de dois dígitos, liderado por KitKat e Munch, bem como Maggi e Nescafé. O Oriente Médio e a África tiveram crescimento de dois dígitos, com destaque especial para ofertas acessíveis de Produtos Culinários, Nutrição Infantil e Café. O Japão registrou crescimento de um dígito impulsionado por KitKat e Purina PetCare. A Coreia do Sul registrou alto crescimento de um dígito sustentado pelos produtos Starbucks. A Oceania registrou alto crescimento de um dígito apoiado por Purina PetCare, KitKat e Nescafé.
Por categoria de produto, Nutrição Infantil foi a que mais contribuiu para o crescimento, liderada por Lactogen, NAN e Cerelac. Produtos Culinários registrou crescimento de dois dígitos, com base na expansão da distribuição e forte desempenho de Maggi. Café apresentou alto crescimento de um dígito, com demanda robusta e contínua por produtos Nescafé e Starbucks. Os produtos prontos para beber da Starbucks recém-lançados repercutiram fortemente entre os consumidores. As vendas da Nestlé Professional cresceram à forte taxa de dois dígitos na maioria das regiões e categorias, apoiadas pela penetração do canal e aquisições de clientes. Confectionery registrou crescimento de dois dígitos sustentado pelo forte impulso de KitKat. Purina PetCare teve alto crescimento de um dígito liderado por Supercoat, Purina ONE e Felix. As bebidas achocolatadas e maltadas registraram crescimento de um dígito sustentado por Milo em pó e produtos prontos para beber.
A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 70 pontos-base. O impacto da inflação de custo dos insumos e a depreciação cambial impactaram significativamente a precificação e o controle disciplinado de custos.
Zona América Latina (LATAM)
11,6% de crescimento orgânico: –0,9% de RIG; 12,5% de precificação.
A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 130 pontos-base para 19,8%.
O crescimento orgânico foi de 11,6%, com precificação de 12,5% e crescimento real (RIG) de –0,9%. O câmbio teve impacto negativo de 4,3%. As vendas reportadas na Zona América Latina aumentaram 7,5% para 6,1 bilhões de francos suíços.
A Zona América Latina registrou forte crescimento sustentado em todas as regiões geográficas e categorias de produtos apoiado pela precificação, forte desempenho operacional e impulso contínuo dos canais fora de casa. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em pet food, nutrição infantil e produtos culinários.
O Brasil registrou forte crescimento de dois dígitos com impulso consistente de Garoto e KitKat, bem como dos cereais infantis NAN e Mucilon. O México registrou crescimento de dois dígitos, com forte desenvolvimento nas vendas de Produtos Lácteos, Café e Nutrição Infantil. A região do Prata apresentou crescimento de dois dígitos, liderado por café e águas.
Por categoria de produto, Confectionery foi a que mais contribuiu para o crescimento, refletindo a forte demanda por KitKat e pelas principais marcas locais, bem como pelo lançamento de novos produtos. Produtos Lácteos registrou crescimento de dois dígitos sustentado por leites fortificados e soluções culinárias lácteas. Nutrição Infantil registrou crescimento de dois dígitos com base no sólido impulso dos leites de crescimento NAN e Nido. Café registrou amplo crescimento de dois dígitos, apoiado pelo café solúvel Nescafé. As vendas da Nestlé Professional cresceram à forte taxa de dois dígitos, com força contínua nas soluções de café de marca. Purina PetCare teve crescimento de um dígito, seguindo uma alta base de comparação em 2022.
A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 130 pontos-base. Itens não recorrentes no ano anterior e inflação de custos impactaram significativamente a precificação e a eficiência de custos.
Zona Grande China (GC)
4,7% de crescimento orgânico: 1,3% de RIG; 3,4% de precificação.
A margem de lucro operacional subjacente aumentou 160 pontos-base para 16,6%.
O crescimento orgânico foi de 4,7%, com precificação de 3,4%. O crescimento real (RIG) foi de 1,3%. O câmbio teve impacto negativo de 9,5%. As vendas reportadas na Zona da Grande China diminuíram 4,8% para 2,5 bilhões de francos suíços.
O crescimento na Zona Grande China foi sustentado pelo impulso do e-commerce, recuperação dos canais fora de casa e precificação. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em Pet Food e Confectionery.
Por categoria de produto, a Nestlé Professional foi a que mais contribuiu para o crescimento, apoiada por inovação e expansão da distribuição. Nutrição Infantil teve crescimento de um dígito, liderado pelas ofertas de especialidades NAN e illuma. Confectionery registrou alto crescimento de um dígito, sustentado por Hsu Fu Chi e pelo Wafer Shark. Produtos Culinários registrou crescimento de um dígito, com aumento da demanda por Totole nos canais fora de casa. Café registrou crescimento de um dígito apoiado por café solúvel e produtos Starbucks. O café pronto para beber apresentou crescimento positivo, com forte recuperação no segundo trimestre. Produtos Lácteos nutritivos para adultos registraram crescimento de dois dígitos sustentado pelo lançamento de novos produtos. Purina PetCare reportou crescimento de dois dígitos impulsionado por Purina Pro Plan e Fancy Feast. No segundo trimestre, a Purina PetCare abriu novas linhas de produção em Tianjin.
A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 160 pontos-base. Mix favorável e controle disciplinado de custos compensaram amplamente a inflação de custos.
Nestlé Health Science
3,5% de crescimento orgânico: –1,9% de RIG; 5,3% de precificação.
A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 70 pontos-base para 13,0%.
O crescimento orgânico foi de 3,5%, com precificação de 5,3%. O crescimento real (RIG) foi de -1,9%, após um crescimento extraordinário nos últimos três anos durante a pandemia. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 6,0%, principalmente relacionadas à aquisição da Orgain. O câmbio impactou negativamente as vendas em 4,8%. As vendas reportadas na Nestlé Health Science aumentaram 4,7% para 3,3 bilhões de francos suíços.
O crescimento da Nestlé Health Science foi impulsionado pela precificação, dinâmica do e-commerce e expansão geográfica. O negócio continuou a ganhar participação de mercado.
Produtos para o Consumidor observou uma queda nas vendas, com retorno ao crescimento positivo no segundo trimestre:
A nutrição ativa registrou crescimento de um dígito, com desenvolvimento de vendas positivo dos produtos de envelhecimento saudável, Vital Proteins e Orgain;
Vitaminas, minerais e suplementos tiveram queda nas vendas após três anos de forte crescimento durante a pandemia. O negócio voltou a crescer positivamente no segundo trimestre, liderado por Garden of Life e Pure Encapsulations.
Nutrição Médica registrou crescimento de dois dígitos, com forte impulso em todos os segmentos. O crescimento foi liderado por produtos de cuidados médicos agudos e para adultos, bem como por produtos pediátricos e para alergia.
Por geografia, a América do Norte teve crescimento de um dígito. A Europa registrou crescimento de um dígito. Outras regiões combinadas registraram alto crescimento de um dígito.
A margem de lucro operacional subjacente da Nestlé Health Science diminuiu 70 pontos-base. A inflação de custos impactou significativamente a precificação e as sinergias das aquisições.
Nespresso
4,5% de crescimento orgânico: 0,8% de RIG; 3,7% de precificação.
A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 260 pontos-base para 21,7%.
O crescimento orgânico foi de 4,5%, com precificação de 3,7%. O crescimento real (RIG) foi de 0,8%. O câmbio impactou negativamente as vendas em 5,6%. As vendas reportadas na Nespresso diminuíram 1,9% para 3,1 bilhões de francos suíços.
O principal contribuidor para o crescimento foi o sistema Vertuo, que continuou a ter um impulso amplo.
O crescimento nos canais fora de casa também foi forte, com maior adoção do sistema Momento, principalmente no segmento de escritórios. A inovação continuou a ressoar com os consumidores, incluindo o lançamento da Vertuo Pop, uma nova máquina compacta, bem como o lançamento de cápsulas de café compostáveis em casa, na França, em junho.
Por geografia, a América do Norte registrou crescimento de dois dígitos, com ganhos contínuos de participação de mercado. A Europa apresentou crescimento ligeiramente positivo. Outras regiões combinadas tiveram crescimento de um dígito.
A margem de lucro operacional subjacente da Nespresso diminuiu 260 pontos-base. A significativa inflação de custo do café e a valorização do franco suíço impactaram significativamente as ações de precificação. A empresa continuou a investir na implantação do sistema Vertuo, bem como em publicidade na mídia.
Negócios como uma força para o bem: Eliminando o desmatamento nas cadeias de fornecimento de óleo de palma da Nestlé
A União Europeia aprovou recentemente uma legislação que proibirá a importação de commodities ligadas ao desmatamento, incluindo o óleo de palma. A Nestlé trabalha há mais de uma década para combater o desmatamento em suas cadeias de fornecimento de óleo de palma e em todas as outras grandes cadeias de fornecimento. Essa base sólida significa que a empresa está bem posicionada com relação às disposições da nova lei.
A rastreabilidade é fundamental para evitar o desmatamento. Por isso, a Nestlé compra de fornecedores que podem rastrear seu óleo de palma desde a plantação em que foi cultivado. Juntamente com parceiros externos, a Nestlé avaliou as cadeias de fornecimento de óleo de palma da empresa como 95,6% livres de desmatamento no final de 2022. A Nestlé está vigilante em seus esforços para manter esse nível de desempenho, trabalhando com especialistas e órgãos do setor para melhorar continuamente as práticas ambientais e sociais, agir quando riscos ou problemas forem identificados e investir em tecnologia para se manter sempre atualizada.
Uma dessas tecnologias é o Starling, um sistema baseado em satélite que a Nestlé usa para monitorar suas cadeias de fornecimento de óleo de palma. O Starling ajuda a empresa a identificar riscos e casos de desmatamento em torno das fábricas que são suas fornecedoras, bem como os padrões de desmatamento. Isso ajuda a Nestlé a priorizar ações no local em que são mais necessárias. Nas províncias de Aceh e Riau, na Indonésia, por exemplo, a Nestlé colabora com parceiros para impulsionar a produção sustentável, a conservação das florestas, bem como boas práticas sociais e trabalhistas. A Nestlé trabalha com o governo no planejamento integrado do uso da terra e apoia a política “Sem Desmatamento, Sem Turfa, Sem Exploração”. Com base em novas informações de monitoramento por satélite, a empresa expandiu recentemente o escopo desse trabalho para incluir a província de Kalimantan Oriental.
A Nestlé também se esforça para incluir pequenos agricultores em suas cadeias de fornecimento, já que eles representam 40% do abastecimento mundial de óleo de palma. Recentemente, ajudou a lançar um Centro de Pequenos Proprietários, em Aceh, que treina os agricultores em boas práticas agrícolas e os ajuda a aumentar seus rendimentos nas terras agrícolas existentes. Isso reduz o risco de invasão de áreas protegidas. Programas semelhantes estão sendo implementados em outros cenários.
A Nestlé agora vai além do desmatamento para conservar e restaurar os ecossistemas naturais, ao mesmo tempo em que promove meios de subsistência sustentáveis e respeita os direitos humanos. Foi reconhecida por seu trabalho no relatório Forest 500 deste ano, ficando em terceiro lugar por seus esforços no combate ao desmatamento entre as empresas expostas ao problema.
O óleo de palma é altamente versátil. Requer quatro a dez vezes menos terra para produzir a mesma quantidade de óleo do que outras plantas. Substituí-lo não é a resposta – nem para o meio ambiente, nem para os milhões de agricultores cuja subsistência depende disso. É por isso que a Nestlé pretende ir cada vez mais longe para tornar a produção do óleo de palma verdadeiramente sustentável, tanto para as florestas como para as comunidades.
Perspectiva
Perspectivas para o ano de 2023 atualizadas: estamos direcionando, cada vez mais, o crescimento das vendas orgânicas para uma faixa de 7% a 8%. Espera-se que a margem de lucro operacional subjacente permaneça entre 17,0% e 17,5%. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%.
Fonte: Nestlé
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parabéns a esses jovem! estarei lá!