São Paulo, julho de 2023 – A Nestlé anunciou hoje o investimento de R$ 2,7 bilhões em sua operação de chocolates e biscoitos (Confectionery) no Brasil. Os recursos serão implementados até 2026 e têm como objetivo ampliar e modernizar as linhas de produção das fábricas dessas categorias, acelerar o desenvolvimento de novos produtos, além de fortalecer e expandir ações de ESG em suas operações. Também está prevista a expansão do Nestlé Cocoa Plan, o maior programa de sustentabilidade de cacau no Brasil.
O aporte é 3 vezes superior ao montante investido nos últimos quatro anos e vem para acelerar a estratégia de crescimento da Confectionery na Nestlé Brasil, que responde por fatia relevante dos negócios da multinacional. Nos últimos anos, a empresa vem realizando forte expansão de suas marcas de chocolate e biscoitos, inovando em portfólio, e apostando na fabricação, do começo ao fim da cadeia, de forma sustentável. Também vem apostando na experimentação de novos formatos e sabores e na personalização de itens para ocasiões especiais.
Segundo Patricio Torres, Vice-presidente de biscoitos e chocolates da Nestlé Brasil, “A operação brasileira da Nestlé vem crescendo de forma consistente e sustentável ao longo dos anos. Apenas nos últimos 12 meses, apresentamos um aumento de 24%, com base na alta demanda no Brasil pelo portfólio de chocolates e biscoitos”. Além de serem o maior negócio de chocolates do grupo no mundo, as marcas Nestlé e Garoto são líderes no mercado brasileiro, alavancadas por novos consumidores e pelo aumento de frequência em segmentos de melhor custo e benefício, como por exemplo caixas de bombons, e do desembolso unitário, com barras de chocolate.
Modernização e ampliação de linhas de produção
Parte importante dos investimentos terá como destino a modernização e a ampliação de linhas de produção nas fábricas de Caçapava (SP), Vila Velha (ES) e Marília (SP) que, juntas, empregam mais de 4 mil pessoas. Além de abastecerem o mercado nacional, as unidades são polos de exportação para mais de 20 países.
Com tecnologia de ponta, forte aceleração das tecnologias da indústria 4.0, automação, utilização de dados e robôs, a empresa impulsiona a transformação digital no ambiente industrial, trazendo mais eficiência para a produção e inteligência operacional.
Sustentabilidade
A Nestlé tem o compromisso de adquirir 100% de cacau sustentável até 2025. Em virtude desse objetivo, a empresa expandirá o seu programa Nestlé Cocoa Plan, que está desde 2010 no Brasil e é o maior programa de sustentabilidade para cacau do País. Ele estimula o desenvolvimento social, ambiental e econômico nos estados da Bahia, do Pará, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins e São Paulo, e impacta mais de 3.500 produtores parceiros.
O programa incentiva práticas de agricultura regenerativa na cadeia do cacau, contribuindo com uma produção mais sustentável, práticas que recuperam o solo, melhor utilização de recursos hídricos, além de reduzir a pegada de carbono e aumentar a qualidade da produção de alimentos.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Fonte:Nestlé