O produtor Murilo Felipe Martins tem um brilho nos olhos quando fala do empreendimento iniciado aos 16 anos, quando arrendou uma área de 4 hectares de seus pais, no município de Muaná (PA), para explorar os açaizeiros nativos de uma forma rentável.
Hoje, aos 23 anos, ele lembra que o pai chegou a dizer que produzir açaí era perda de tempo, mas sua persistência resultou numa área de 30 hectares, inclusive com barco próprio para escoar a produção.
Murilo Felipe, que é universitário do curso de letras, produzirá neste ano 57,4 toneladas de açaí, quase o dobro das 29,4 toneladas produzidas no ano passado. No próximo ano pretende colher 84 toneladas.
A maior despesa do produtor é com a mão de obra para limpeza dos açaizeiros, a fim de impedir o avanço no mato. A adubação é natural, com os resíduos da floresta que as águas carregam para as margens dos rios. A colheita é feita com base na parceria ou sistema de meeiro.
Murilo, que aprendeu tudo na prática, é um dos doze jovens de Muaná selecionados para participar de um projeto desenvolvido no município pela Nestlé. “Com viés de aceleração de empreendedores locais no segmento de alimentação e nutrição, o objetivo é fomentar a geração de emprego e renda na Ilha de Marajó”, diz a empresa.
O produtor de açaí Maikson Batista do Nascimento, 29 anos, também foi selecionado para o projeto. Ele começou na atividade em 2014, explorando 250 hectares de açaizeiros, numa fazenda de 645 hectares, onde trabalha com os pais e dois irmãos. Maikson, que é formando em biologia e trabalha em duas prefeituras da região, quer ter condições de se dedicar apenas à produção.
No programa, a Nestlé conta com a parceria do Centro Universitário do Pará (CESUPA), responsável pelos levantamentos de campo nas comunidades e seleção dos jovens. A consultoria Yunus Negócios Sociais, outra parceira do projeto, responde pela área de treinamento dos jovens, sobre como planejar para transformar as ideias em negócios, a fim de gerar emprego e renda.
A multinacional explica que o programa “Nutrindo os Sonhos dos Jovens” faz parte do Nestlé Global Youth Initiative, que nasceu com o sucesso do Nestlé Needs Youth, desenvolvido em 2013 para contribuir com o combate ao desemprego entre os jovens na Europa. Na época, cerca de 11 mil jovens encontraram emprego e oportunidades de treinamento dentro do programa. Fonte: Globo Rural