Nestlé conquista o 1º lugar no Prêmio Valor Inovação Brasil 2021

Pela terceira vez consecutiva, companhia ocupa esta posição no setor de Alimentos, Bebidas e Ingredientes

São Paulo, novembro de 2021 – Além da liderança setorial, a Nestlé ocupa o terceiro lugar no ranking geral, que contempla 150 empresas. Em 2020, a companhia ocupou a 14ª posição geral e, em 2019, a 26ª. O Prêmio Valor Inovação Brasil, que está em sua 7ª edição, é realizado pela Strategy& – consultoria estratégica da PwC – e pelo Jornal Valor Econômico.

“Este resultado revela como a companhia investe em inovação, buscando trazer novidades não só em produtos, mas também em serviços, experiências e modelos de negócios. Procuramos também incentivar o intraempreendedoríssimo e seguimos com uma ampla e crescente jornada de inovação aberta”, comemora Carolina Sevciuc, head de Transformação Digital, área que tem a vertical de inovação.

Algumas inovações da Nestlé em 2021
Panela Nestlé: lançamento da plataforma de inovação aberta que conecta a companhia com colaboradores, startups, universidades e parceiros empresariais de todo o ecossistema de inovação do Brasil. A plataforma possui programas com modalidades diferentes. Em alguns casos, a Nestlé pode contratar o parceiro para desenvolver um piloto e, em outros, apoiar o desenvolvimento do negócio. Os projetos apresentados ficam armazenados e são consultados sempre que a Nestlé precisa contratar ou desenvolver alguma solução.

As inovações colaborativas são de extrema importância para a companhia. Somente nos últimos três anos, a companhia já analisou mais de 1800 startups. Destas, relacionou- se com 397, sendo que, com 101 delas, desenvolveu pilotos, POC ou MVP. Já foram fechadas 35 parcerias.

Innovation Challenge: a Nestlé lançou um desafio em busca de soluções para reduzir a pegada de carbono, acelerando o net zero roadmap da empresa até 2050. Em um ritmo ágil e produtivo, durante 36 horas de debates, a companhia se reuniu com 11 empresas convidadas para pensaram juntas em 22 soluções relacionadas a 4 pilares: cadeia,) produtos, embalagens e logística. Das 22 ideações, 12 foram para a prototipagem e apresentadas em um pitch day. Uma banca formada por diretores da empresa está fazendo a triagem final das melhores ideias, selecionando as que serão aplicadas a partir de 2022. Ao todo, o Innovation Challenge, que está em sua quarta edição, mobilizou 1000 colaboradores em 2021.

Data Challenge: a Nestlé quer atrair pessoas de todo o Brasil que gostam de data Analytics. Para isso, lançou seu primeiro desafio de dados, ainda em andamento para uma competição que busca uma solução real. Os competidores da batalha de dados terão que apresentar soluções inovadoras, com foco em dados para ajudar a desenvolver o mercado artesanal e independente de produção de bolos e doces. O desafio proposto é: em quais capitais brasileiras a marca Moça deve iniciar um programa de incentivo às empreendedoras gastronômicas e como pode fazer isso de maneira sustentável e em escala? Pessoas de todas as regiões poderão participar da competição independentemente de formação universitária. Com o Data Challenge a empresa pretende estimular soluções criativas e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de competências e para abrir novas possibilidades de carreira.

Reinvent: programa de intraempreendedorismo da companhia, que recebeu, em 2021, 1100 ideias de colaboradores nas unidades da Zona Américas da Nestlé. Só no Brasil, 270 colaboradores submeteram 135 projetos. Um dos projetos brasileiros foi um dos vencedores o programa. O tema deste ano foi como inovar para reduzir, remover e compensar as emissões de efeito estufa da empresa.

Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.



Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *